resumo do conto "A Cartomante"

Páginas: 2 (379 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2014
A Cartomante
O conto A Cartomante, conta a história de um triângulo amoroso entre Vilela, Rita e Camilo. Vilela e Camilo eram dois amigos de infância que se reencontraram e Rita era a esposa deVilela e amante de Camilo. A história começa quando Rita e seu amante, Camilo, conversam sobre a cartomante. Rita acredita que ela é a solução para todos os seus problemas. Camilo acha isso bobagem.Mãe de Camilo morre e Rita e Vilela se mostram grandes amigos do mesmo. Rita seduziu Camilo, que acabou cedendo aos encantos dela. Encontravam-se escondido por um bom tempo até que certo dia Camilorecebeu uma carta anônima dizendo que sabia do caso entre ele e Rita. Então, com medo de que Vilela descobrisse sobre eles, decidiu deixar de visitar Rita com tanta frequência.
Após meses que Camilo nãoia a casa de Vilela, ele recebeu um bilhete onde Vilela pede para que ele vá urgente até sua casa. Com medo, Camilo vai até a cartomante e ela diz para ele que não precisava ter medo de nada. Camiloaliviado vai até a casa de Vilela. Após chegar a casa, perguntou para Vilela o que ele queria, Vilela não responde. Camilo encontra Rita morta, e logo após, Vilela lhe dá dois tiros, matando Camilo.Protagonista: Camilo e Vilela, amigos de infância, Camilo tinha 26 anos e Vilela 29 anos. A esposa de Vilela e amante de Camilo era Rita, que tinha 30 anos. A cartomante, uma mulher de 40 anos, quenão tem seu nome revelado.
Narrador: O texto é narrado em 3ª pessoa.
Foco Narrativo: O conto tem um foco narrativo onisciente. Esse tipo de narrador nos permite observar e entender melhor os fatos eas características dos personagens.
Espaço: Se passa em vários espaços diferentes, dentre eles:
Casa da cartomante, casa de Vilela e o caminho até a casa de Vilela, uma rua vazia, escura...Clímax: Camilo recebe um bilhete de Vilela pedindo-lhe que compareça a sua casa. Apreensivo, Camilo visita a cartomante.
Tema: Machado de Assis aborda o misticismo, a crença no sobrenatural, como a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do conto: A cartomante
  • RESUMO DO CONTO a cartomante
  • Resumo Conto a Cartomante de Machado de Assis
  • o conto da cartomante
  • Analise do Conto a Cartomante
  • ANÁLISE DO CONTO A CARTOMANTE
  • Conto "a cartomante de machado de assis"
  • Conto machado de assis a cartomante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!