Resumo do Capitulo A promessa do livro A Imaginação sociológica do Writh Mills

560 palavras 3 páginas
Fundamentos do Pensamento Sociológico

Mills, Writh “a promessa” A imaginação sociológica; zahar, Rio de Janeiro, 1969

Mills começa o texto falando das modernas frustrações e limitações da visão, a respeito do que ocorre no seu mundo cotidiano e nos que o arrodeia, do homem comum, que por não consegui enxergar que os acontecimentos ao seu redor são importantes para o todo assim como resultante do todo também. Que tudo na atualidade está interligado, e as decisões dos indivíduos podem também, mesmo que em um âmbito pequeno influenciar nas decisões coletivas, e cada decisão e acontecimento está ligado a um contexto histórico, e esse contexto é fundamental para entendermos como se deu tais mudanças e acontecimentos na vida dos indivíduos e da sociedade no geral.
O econômico, o social, a política, a história tudo vai ter uma intervenção direta na vida dos homens, Mills, inclusive, da um exemplo com a industrialização de uma sociedade onde o camponês ver-se transformado agora em trabalhado e não mais morador do campo e sim da cidade grande e o senhor feudal passa a ser o homem de negócios ou deixa de existir, quando há crises o homem ver seu mundo pessoal da uma revira volta e tem de procurar mudanças no âmbito particular para se adaptar a ela.
Mas mesmo assim o homem comum não consegue atribuir as suas frustrações ou alegrias as transformações e histórias a ao mundo como um todo. Não consegue em ter um visão holística da sua sociedade, e ver que todas as mudanças e acontecimentos do mundo hoje vão influenciar na sua vida pessoal, e não atribuem a essas transformações um contexto histórico, e ficam limitados na intervenção e na compreensão da sua vida pessoal por não entenderem que eles fazem parte de um todo.
Para Mills quem tem essa visão, que é rara nos homens comuns, é dotado da imaginação sociológica, que vai possibilitar ao possuidor compreender que o que ocorre no mundo exterior à esfera privada dele exerce influencia direta na sua vida e na dos

Relacionados