resumo do capitulo 5 do livro " casa grande e senzala

Páginas: 3 (719 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
Casa grande e senzala- Cap 05
“Escravo negro na vida sexual de família do brasileiro” (continuação)

Todos os viajantes que puderam passar pelo Brasil destacam o “ridículo” da vida brasileira:os meninos, uns homenzinhos à força desde os nove ou dez anos. Obrigados a se comportarem igual gente grande, foi quase um Brasil sem meninos, o dos nossos avós e bisavós. Aos sete anos já muitosmeninos traziam na ponta da língua as capitais da Europa, os dos “três inimigos de alma”, sabiam as quatro operações,tinham preocupações, vícios e responsabilidades de homens feitos, recitavam em francêse declinavam em latim. Nas roupas preto, colarinho duro, botinas pretas e andar grave gestos sisudos de quem acompanha enterro. Tirando o retrato da primeira comunhão de sobrecasaca preto ebrozengins, todo esse luto a constatar com o amarelo demasiado do rosto amarelo anêmico – estava a criança rapaz.

Aos olhos de Luccok, um estrangeiro no Brasil, a educação da criança pareceu- lhereduzir-se a esta função melancólica: destruir nos pequenos toda a espontaneidade. Em casa, até os cinco anos, notou que os meninos de família andavam nus do mesmo modo que os moleques; mais tarde é que vinhamas roupas pesadas e solenes distinguir os filhos- família do molecotes da senzala. Roupas de homem.

De uma escola de meninos que o inglês conheceu no Rio ficou-lhe para sempre a impressãotristonha. Viu os pequenos dando lição em salas acanhadas e sem ar. Todos lendo alto ao mesmo tempo. Muitas vezes aos meninos se reuniam crias e moleques, todos aprendendo juntos a ler e a escrever; a contare a rezar. Em outros engenhos cresceram em igual ignorância meninos e moleques.

Só negros e moleques parecem ter sido barrados das primeiras escolas jesuíticas. Negros e moleques retintos.
O reide Portugal escreveu cartas que a seu representante no Brasil e nelas devem atentar os que acusam os portugueses de terem sempre tratado o Brasil de resto- terra de pés-de-cabra e de curibocas;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo capítulo 5 casa grande e senzala
  • Resumo do livro "Casa Grande e Senzala"
  • Resenha do capítulo do livro-casa-grande e senzala
  • Fichamento 1º Capítulo Livro Casa Grande & Senzala
  • Resenha do capítulo 1 do livro: casa grande e senzala.
  • Resumo Casa Grande e Senzala capitulo 1
  • Resumo do livro Casa Grande e Senzala em Quadrinhos
  • Resumo sobre o livro casa grande & senzala

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!