Resumo do Capitulo 5 de Fernando Savater

Páginas: 3 (640 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
O autor começa por resumir os capítulos anteriores, mas quando entra seriamente no tema do 5º capítulo, faz logo alusão a como obter uma vida boa? Não é tão obvio como conseguir isso de ter uma vidaboa. Ter uma vida boa é algo muito mais complexo do que se adquirir algo que se quer, ao simplificar o mais possível uma vida ficamos perante a iminência da morte.
A morte é uma grandesimplificadora, pois a vida é sempre resumida em complexidade e complicações. Se recusarmos todas as complicações da vida e procurarmos simplicidade é como que uma morrer para a vida, porque a vida é precisamentefeita disto, por exemplo Kane simplifica a sua vida de maneira errada, porque queria era manejar homens e angariar o seu dinheiro de forma fácil.
Ter dinheiro e pô-lo a frente de tudo e querer tercada vez mais e mais, é uma atitude citada por Fernando Savater como que nada saudável. Todos sabemos que o dinheiro é fundamental para sobrevivermos no nosso mundo logo não o devemos descartar, masmuito pelo contrário não o devemos por à frente de tudo.
Fernando Savater cita uma frase que é: “A verdade é que as coisas que temos nos têm, também elas, a nós, pelo seu lado: o que possuímos –possui-nos.” com esta frase o autor acompanha-nos com uma historia que retrata ao pormenor a situação descrita nesta citação de Fernando Savater. O que essa história retrata é que não podemos agarrarqualquer coisa à primeira, e após enchermos as mãos quando queremos uma terceira coisa não conseguimos obtê-la porque temos as outras coisas a pesar na nossa consciência, e as mãos não servem apenas parasegurar algo mas para nos coçarmos ou fazer algo mais. Devemos alcançar um equilíbrio, ou seja, as coisas que nos vão ajudar em muitos aspectos e as pessoas são fundamentais, são como que as peçasfundamentais neste jogo que é a vida.
Outra vertente abordada neste capitulo é que as pessoas não são coisas pelo que temos de tratar as pessoas pelo que elas são, não usar e deitar fora como fez Kane...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fernando savater resumo livro etica para um jovem
  • Dpp
  • resumo do capitulo 5
  • Resumo Capitulo 5
  • Resumo Da Apostila Capitulo 5
  • Sociologia capítulo 5 resumo
  • Resumo do capitulo 5 do PMBOK
  • Resumo Capitulo 5

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!