RESUMO DO CAP II DO LIVRO ADEUS AO TRABALHO - ENSAIO SOBRE AS METAMORFOSES DO TRABALHO

577 palavras 3 páginas
Ricardo Antunes apresenta a discussão em que revela a contradição onde, de um lado há a redução do operariado industrial e fabril em contrapartida do aumento do subproletariado, trabalho precário e assalariamento no setor de serviços. Havendo a exclusão dos mais velhos e mais novos e a inclusão das mulheres. Dessa forma, havendo um processo de heterogeneização, fragamentação e complexibilização do trabalho.
Evidencia através de dados e tendência à redução do proletariado fabril, industrial, manual, principalmente nos países avançados em virtude da função da robótica, da automação, e da microeletrônica, gerando a monumental taxa de desemprego estrutural.
Em consonância a esta tendência, têm-se a subproletarização do trabalho, que nota-se como formas de trabalho precário, parcial, temporário, subcontratado, terceirizado, vinculado à economia informal e outras modalidades, revelando a tendência do mercado de trabalho atual em reduzir operariado e contratar força de trabalho sem custos de admissão e demissão onde, desta forma há claramente a flexibilização do trabalho e precarização do trabalho.
Da heterogeneização do trabalho observa-se um expresivo contingente feminino na incrementação da força de trabalho e complexibilização no contexto de classe.
Em conseqüência disto há uma profunda mudança no interior da classe trabalhadora no que compete à redução quantitativa do operariado industrial tradicional para qualitativa da forma de ser do trabalho, em lado a qualificação do trabalho, substituição do trabalho vivo pelo trabalho morto, e no outro a maior desqualificação do trabalho.
Porém torna-se claro a contradição em processo, em virtude da redução do mínimo de tempo de trabalho em contrapartida da transformação este tempo de trabalho necessário em trabalho excedente.
Para Marx, enquanto continuar o modo de produção capitalista, não haverá a eliminação do trabalho, mas uma mudança no interior do processo produtivo, conseqüência do avanço tecnológico e

Relacionados