Resumo do cap: 5,6,7 e8 do livro comportamento organizacional

3552 palavras 15 páginas
RESUMO CAP:5

Fatores que influenciam

Uma serie de fatores operam para modelar e, por vezes, distorcer a percepção. Esses fatores podem estar no observador, no objeto ou alvo da percepção, ou no contexto da situação em que se dá a percepção

Teoria da atribuição

A teoria foi proposta para explicar por que julgamos as pessoas diferentemente conforme o sentido que atribuímos a um dado comportamento. Basicamente, a teoria sugere que, quando observamos o comportamento de alguém, tentamos determinar se a causa desse comportamento é interna ou externa. Essa determinação, contudo depende de três fatores : diferenciação , consenso e coerência.
Percepção seletiva

Como não podemos observar tudo que se passa a nossa volta, nos empenhamos em uma percepção seletiva. Um exemplo clássico mostra como nossos interesses podem influenciar significativamente quais serão as questões que vamos perceber.
Efeito halo
Quando construímos uma impressão geral de alguém com base em uma única característica , como sua inteligência, sociabilidade ou aparência- acontece o efeito halo.
Efeitos de contraste

Os efeitos de contraste podem distorcer a percepção. Não avaliamos as pessoas isoladamente. Nossa reação a uma pessoa é sempre influenciada pelas outras pessoas que encontramos recentemente.
Projeção

É mais fácil julgar os outros do que presumimos que eles são parecidos conosco. Esta tendência de atribuir nossas próprias características aos outros, é chamada projeção, pode distorcer as percepções que temos delas.
Estereotipagem

Quando julgamos alguém com base na nossa percepção do grupo do qual essa pessoa faz parte, estamos usando uma forma de simplificação chamada de estereotipagem.
Entrevista de seleção

O elemento principal para definir quem entra ou é rejeitado em uma organização é a entrevista de seleção de candidatos.
Expectativas sobre desempenho

Existem uma quantidade razoável de evidencias que demonstram que as pessoas sempre

Relacionados