Resumo do cap 3 de Aprender Economia

Páginas: 14 (3307 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2013
RESUMO
SINGER, Paul. Aprender Economia. Cap. 3: REPARTIÇÂO DE RENDA. São Paulo,
Brasiliense, 1988.
1. Como se mede a renda das pessoas e famílias
Os censos demográficos e o PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), realizado pelo IBGE, são responsáveis pelo levantamento de renda das famílias. Os censos são feitos de 10 em 10 anos através de um questionário dado a ¼ da populaçãopara apurar a renda de quantos salários mínimos a pessoa tem. O PNAD faz o levantamento de uma amostra menor obtendo a distribuição anual de renda do Brasil. Porém as informações obtidas por esse censo e esse levantamento estão sujeitas a erro, pois, os ricos declaram menos renda do que a verdadeira, por medo do fisco lhes atingirem. Já os pobres tendem a atribuir mais renda do que têm, esse fatopode ser atribuído á “vergonha” da sua situação econômica.
2. Medidas de concentração da renda
A partir das informações obtidas nos domicílios, pode se representar a partição de renda de várias formas. Uma das formas é dividir a população em grupos iguais, dos 10% mais pobres aos 10% mais ricos e calcular a participação de cada um na renda total. Para analisar a evolução da repartição analisa-se40% dos mais pobres e 10% dos mais ricos, se a participação dos primeiros diminui e a dos segundos aumenta a concentração de renda está crescendo. A outra forma, mais utilizada, é o índice de Gini (é possível medir a concentração de renda através de um único número, como o índice proposto pelo estatístico italiano Conrado Gini) que varia entre zero (corresponde a situação de distribuiçãointeiramente igual – todos teriam a mesma renda) e um (representa a extrema desigualdade onde o indivíduo teria toda a renda do pais ou os demais teriam renda zero). Portanto, quando o valor se aproxima de zero a renda está pouco concentrada e quando se aproxima de um a concentração de renda é muito grande.
3. Desenvolvimento e repartição de renda
Através do “corte longitudinal” (comparação de países comrenda per capita diferentes) supõe-se que o grau desenvolvimento é dado pela renda per capita. Países de renda per capita muito baixa e muito alta tem renda menos concentrada que países intermediários como, por exemplo, o Brasil. Essa teoria é explicada da seguinte forma: países intermediários são essencialmente agrários. Com o desenvolvimento, essa população agrária migra para a cidade tornandosua renda mais elevada. A renda global cresce e se torna mais concentrada, pois a minoria com renda muito baixa permanece no campo. Com o avanço da industrialização, o desenvolvimento alcança o resto da população que permanece no campo, tornando a renda menos concentrada. Essa teoria está errada, pois ela tenta justificar a concentração de renda como um fenômeno transitório inevitável, sem levar emconsideração os processos econômicos, sociais e políticos que regem a distribuição da renda. Portanto, esses processos não são os mesmos em cada país.
4. Por que há ricos e pobres? A posição neoclássica
A tradição marginalista parte da pressuposição de que todos os indivíduos são proprietários de fatores de produção (capital, terra e trabalho). O produto é dividido entre os indivíduos emproporção ao valor e à quantidade dos fatores que entregam à produção. Logo, capitalistas, donos de terras e trabalhadores recebem rendas correspondentes à contribuição de cada um para o produto. Como juros, renda da terra e salários devem ser determinados em mercados de livre concorrência, onde a repartição de renda é justa, ou seja, cada um recebe em proporção ao que dá. Portanto, haveriam ricos epobres, porque os indivíduos são diferentes, alguns mais trabalhadores acumulam fatores e outros mais preguiçosos gastam tudo o que ganham. Supõe-se que numa economia de mercado haja igualdade de oportunidades para todos, porém os indivíduos são responsáveis pelo seu sucesso ou insucesso econômico. Durante muito tempo supôs que a alta renda tinha origem na acumulação de propriedades, porém,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do cap[itulo 3 de aprender antropologia
  • Resumo caps 2 e 3 fundamentos da economia
  • Resumo Sociologia cap 3
  • Pequeno resumo cap 3
  • Resumo cap 3
  • Resumo Cap 3
  • resumo cap 3 beer
  • resumo do cap. 3

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!