resumo do cap. 13 e 14 do livro primavera silenciosa

Páginas: 8 (1843 palavras) Publicado: 20 de junho de 2014


RESUMO DOS CAPÍTULOS: 13º E 14º DO LIVRO PRIMAVERA SILENCIOSA
13º CAPÍTULO: ATRAVÉS DE UMA JANELA ESTREITA
A autora começa esse capitulo citando o trabalho do biólogo George Wald, sobre o tema da pigmentação dos olhos, para assim falar da importância dos estudos mais aprofundados sobre a genética e a função das células para a vida dos organismos. Assim aintrodução acidental de substancias químicas estranhas nos organismos pode causar efeitos devastadores.
A autora afirma que as células são mais importantes em suas particularidades, pois sem seu funcionamento adequado não haveria vida, cada célula produz individualmente uma pequena quantidade de energia que é compartilhada com as outras células dos organismos são como minúsculas usinas químicas quetrabalham gerando tipos específicos de enzimas por meio de oxidações que são passadas para outras células com função especifica que recebe, codifica e consome uma parte dessa energia, essencial para a sua manutenção repassando adiante o restante tudo isso gerando poucos resíduos e pouco desperdício de energia em forma de calor, esse trabalho quando associado gera a energia que mantêm a vida pulsando ecom qualidade.
Da mesma forma esse ciclo pode ser quebrado se houver a inserção de substancias estranhas dentro desse ciclo, algumas delas são a radiação, que é um desacoplador, causa mutações e a morte das células, a outra segundo Rachel Carson é representado pela classe dos inseticidas e herbicidas, são os fenóis, dinitrofenóis e pentaclorofenóis que agem elevando a temperatura do metabolismocausando sua morte. Outra forma de interferência pode ser causada na interferência de uma enzima especifica causando anomalia e um mau funcionamento da célula e a sua morte.
Com o uso abundante dos pesticidas, inseticidas e ervicidas, as células vivas encontrada nas plantas são assaltadas pela radiação onde sofre certas variedades de lesões entre elas a capacidade de dividir-se. Assim modificandoa estrutura do cromossomo ou dos genes, ou com o passar dos anos pode ocorrer a morte da célula ou mesmo tornar maligna.
Uma espécie particular de divisão de célula ocorre na formação das células germinais. Em consequência do fato de o número dos cromossomos para uma dada espécie ser constante, o ovo e o esperma que devem unir-se para formar um novo indivíduo, devem levar para a sua união apenasmetade do número da espécie. Isto se registra com extraordinária precisão por uma mudança no comportamento dos cromossomos. Mudança esta que se verifica numa das divisões que produzem as mencionadas células. No entanto, os cromossomos não se dividem, mas um cromossomo inteiro de cada par passa para cada uma das células-filhas. Conclui-se assim, que segundo pesquisas os “venenos” usados em plantasalém de causar uma malevolência nas plantas eles também são prejudiciais aos animais em seu momento de pastagem, como ao ser humano em seu convívio com o meio.

14º CAPÍTULO: UM EM CADA QUATRO

Neste capítulo a autora menciona a interferência do homem no meio ambiente, como os elementos existentes na natureza são modificados e assim causadores das mazelas a saúde do homem. Mostra que detodas as formas de vida somente o homem é capaz de criar substancias causadoras do câncer. Algumas dessas veem sendo parte constituinte do meio ambiente. Com o surgimento da era industrial, a fuligem foi uma das substancias que mais agravou a saúde, principalmente, de homens que entravam em contato direto com essa substancia. Estas têm a capacidade de induzir alterações de ordem biológicas.
Oambiente natural passou a ser um ambiente artificial que se compõe de novas substâncias química e de novos agentes físicos. Nesse contexto a autora mostra como a história do câncer é longa, foi descoberta em 1775, quando um médico declarou que a fuligem das chaminés, que se acumulava no corpo dos limpadores, era a causadora do câncer escrotal, doença muito comum em trabalhadores dessa natureza....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • primavera silenciosa resumo
  • Resumo Livro Casimiro Montenegro Caps. 13, 14, 15
  • Resumo do livro “Primavera Silenciosa – Rachel Carson”
  • primavera silenciosa cap 8
  • Resumo cap 13 e 14 celso furtado
  • Resumo primavera silenciosa
  • Primavera silenciosa
  • Resumo do cap 14 Livro Leo Martins

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!