Resumo do cap. 10 de libâneo - o planejamento escolar

Páginas: 6 (1253 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CENTRO DE CIÊNCIAS E SAÚDE

-------------------------------------------------
Acadêmica: Talita Louzardo Oler RA: 55383 3º ano Licenciatura – Noturno

Resumo do Capitulo 10 – O planejamento escolar - JOSÉ CARLOS LIBÂNEO (1994) - p.221-240

O planejamento escolar é uma tarefa docente que incluitanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino
Libâneo em planejamento escolar aborda a importância do planejamento escolar, os requisitos gerias para o planejamento, o plano da escola, o plano de ensino e a plano de aula.
O autor frisa que o ensino não podese restringir somente as atividades em sala de aula, que o aprendizado está absolutamente ligado as experiências de vida dos alunos e às exigências sociais, que no planejamento deve-se articular a atividade escolar com os problemas da realidade dos alunos. Estamos falando de influencias econômicas, politicas e culturais que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, e a comunidade emgeral. Sendo assim o planejamento escolar tem a função de explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente, expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, politico-pedagógico e profissional, assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, prever objetivos, conteúdos e métodos, assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, atualizaro conteúdo do plano sempre que é revisto e facilitar a preparação das aulas.
Enfim, o plano é um guia de orientação, onde sua função é orientar a pratica, onde esta não pode ser um documento rígido e absoluto, pois sofre na medida do possível, modificações face as condições reais da sociedade e do contexto escolar.
Além disso o plano deve ter uma ordem sequencial, progressista, visando sempre umgrau de dificuldade crescente. Devemos considerar a objetividade, devendoter conhecimento da realidade para que assim possamos superar as condições existentes.
O plano deve ter coerência entre os objetivos gerias, os objetivos específicos, conteúdos, métodos e avaliação. Deve ter também uma flexibilidade, estando sempre sujeito a alterações, devido a instabilidade da realidade atual.
O planoda escola é mais geral, tratando assim do sistema escolar, projeto político pedagógico e os planos de ensino. Estes são as tarefas do professor para o ano ou para o semestre, divididos por unidades seqüenciais. Já o plano de aula, são os conteúdos específicos a serem tratadosem sala de aula. Para isso é preciso que os planos estejam continuamente ligados à pratica, de modo que tenham que serrevisados e refeitos de acordo com as necessidades.
Requisitos para o planejamento
O planejamento escolar tem como tarefa alcançar os melhores resultados possíveis, onde seus principais requisitos são os objetivos e tarefas da escola democrática, as exigências dos planos e programas oficiais, as condições previas dos alunos para a aprendizagem, os princípios e as condições do processo de transmissão eassimilação ativa dos conteúdos.
Os objetivos e tarefas da escola democrática estão ligados as necessidades de desenvolvimento cultural do povo, de modo a preparar as crianças e jovens para a vidae para o trabalho. Com o passar dos anos temos uma escola diferente dos dias atuais. Antigamente ela atendia somente elite afim de proporcionar uma formação geral e intelectual para os filhos dos ricos.Atualmente as escolar publicas preparam os alunos para o trabalho físico. Porém os professorem tentam mudar essa realidade, no sentido de proporcionar a população uma educação geral, intelectual e profissional através da escola democrática.
Os planos e programas oficiais são de responsabilidade do poder publico, onde refletem um núcleo comum de conhecimentos escolares, de caráter democrático,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • (2011, 11). Resumo do cap. 10 de libâneo
  • Resumo Estética cap 10
  • Resumo Cap 10 PMBOK
  • Resumo cap. 10 . ii pnd
  • O Brien Cap 10 RESUMO CASO
  • Resumo da meta até cap. 10
  • Resumo o principe cap 6 ao 10
  • Resumo Cap 10 introducao à sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!