Resumo do capítulo 16 do Guyton

Páginas: 10 (2317 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2014
Microcirculação e Sistema Linfático: Trocas de Líquido no Capilar, Fluido
Intersticial e Fluxo de Linfa
O transporte de nutrientes para os tecidos e a remoção de resíduos, que são funções primária da circulação, ocorrem nos capilares. Estes possuem uma única camada de células endoteliais altamente permeáveis, o que possibilita a
rápida troca de nutrientes e produtos residuais celulares entreos tecidos e o sangue circulante. Cerca de 10 bilhões de capilares, compreendendo uma superfície total aproximada de 500-700 m2 (cerca de 1/ 8 do tamanho de um campo de futebol), executam essa função no corpo humano.


Estrutura da Microcirculação

O Sangue Entra nos Capilares Através de uma Arteríola e Sai por uma Vênula.
O sangue proveniente da arteríola flui por uma série demeta-arteríolas, cujas estruturas são intermediárias entre a das arteríolas e a dos capilares. As arteríolas são altamente musculares e exercem papel fundamental no controle do fluxo sanguíneo para os tecidos. As meta-arteríolas não possuem urna cobertura contínua de musculatura lisa, contudo, fibras de músculo liso circundam o vaso em pontos intermitentes denominados esfincteres pré-capilares. A contração domúsculo nesses esfíncteres pode abrir e fechar a entrada para os capilares.

Esse arranjo da microcirculação não ocorre em todas as partes do corpo, todavia, arranjos similares servem aos mesmos propósitos. Ambas, meta-arteríolas e arteríolas, estão em contato íntimo com os tecidos que irrigam, e as
condições locais (p. ex., alterações da concentração de nutrientes ou de produtos finais dometabolismo) podem afetar diretamente esses vasos no controle do fluxo sanguíneo local.

A Parede Capilar Delgada Consiste de uma Única Camada de Células Endoteliais.
Os capilares também são bastante porosos. Neles, existem vários milhões de fendas - ou poros - entre as células que compõem suas paredes para cada cm2 de superfície capilar. Devido à alta permeabilidade capilar em relação à maioria dossolutos e também devido à ampla área de superfície, conforme o sangue flui pelos capilares, grandes quantidades de substâncias dissolvidas se difundem em ambas as direções através desses poros. Dessa forma, quase todas as substâncias dissolvidas no plasma, exceto as proteínas plasmáticas, são continuamente misturadas com o fluido intersticial.

O Fluxo Sanguíneo Capilar É Intermitente e EsseFenômeno É Denominado "Vasomoção".
Em muitos tecidos, o fluxo sanguíneo capilar não é contínuo, fluindo ora sim, ora não, a intervalos de poucos segundos. A causa dessa intermitência é a contração das meta-arteriolas e dos esfincteres pré-capilares, que é influenciada principalmente pelo oxigênio e pelos produtos residuais do metabolismo tecidual. Com a redução da concentração de oxigênio em umtecido (p. ex., em decorrência do aumento da utilização de oxigênio), o fluxo sanguíneo se torna mais frequente e duradouro para permitir que o sangue leve quantidades maiores de oxigênio e outros nutrientes aos tecidos.


Troca de Nutrientes e Outras Substâncias Entre o Sangue e o Fluido Intersticial

A Difusão Constitui o Meio mais Importante de Transferência de Substâncias Entre o Plasma e oFluido Intersticial.
À medida que o sangue flui pelos capilares, inúmeras hidromoléculas e substâncias dissolvidas se difundem nos dois sentidos através da parede capilar, promovendo a mistura contínua de fluido intersticial e plasma.
Substâncias lipossolúveis, como oxigênio e dióxido de carbono, podem se difundir diretamente através das membranas celulares sem ter que passar pelos poros. Já assubstâncias hidrossolúveis, como a glicose e os eletrólitos, difundem-se apenas através dos poros intercelulares da membrana capilar. A taxa de difusão para a maioria dos solutos é tão alta que células localizadas a uma distância de até 50 μrn em relação aos capilares recebem quantidades adequadas de nutrientes. Os principais fatores que afetam a taxa de difusão através dos capilares são:
1. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guyton: Capítulo 1 (Resumo)
  • Resumo do Capítulo 45 do Guyton & Hall
  • Resumo Decifrando a terra capitulo 16
  • RESUMO DOS CAPITULOS 38 E 39 DO LIVRO DE FISIOLOGIA GUYTON
  • Legislação comercial resumo capitulos 16 e 17
  • resumo capítulo 16 curso de direito comercial
  • Resumo capitulo 16
  • A privataria tucana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!