Resumo do Brasil no Século XX

Páginas: 6 (1379 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2014
Capítulo 11
O Brasil chega ao século XX

1. A economia brasileira na virada do século
Na passagem do século XIX para o século XX, a economia brasileira continuava a se apoiar principalmente nas atividades agroexportadoras. A principal fonte de riqueza era o café: cerca de 75% de toda a produção mundial tinha origem nos cafezais brasileiros.
- Ascensão e queda da borracha
A exploraçãocomercial do látex (goma extraída da seringueira) e do qual se obtém a borracha, era utilizada para impermeabilizar tecidos. As exportações aumentaram significativamente.
O grande salto na produção ocorreria com a invenção do automóvel, onde a demanda por pneus foi maior. Respondia por 90% de toda produção mundial do látex e 40% das exportações brasileiras.
No processo de produção da borracha havia:seringalista  gerente  caixeiros  mateiros  toqueiros. Defumavam a goma obtida até transformá-la em borracha. Esta tarefa acontecia durante a chamada “estação da sangria”.
O faturamento com as exportações do produto chegaram a 234 milhões de libras esterlinas. A Amazônia, passou por um surto de riqueza que possibilitou o surgimento de uma elite formada sobretudo por seringalistas, comerciantee banqueiros.
- O café alimenta o crescimento da indústria
Na região sudeste, a produção e a exportação de café enriqueceram alguns fazendeiros do oeste paulista, que passaram a utilizar parte de seus lucros em outras atividades, entre as quais o comércio e a indústria. A atividade industrial também recebeu investimentos dos grandes comerciantes e dos imigrantes que traziam algum dinheiroquando se mudavam para o Brasil.
2. A expansão industrial no início do século XX
Em 1907, o Brasil contava com 3 120 estabelecimentos industriais. Entre todas as cidades brasileiras, o Rio de Janeiro era a que concentrava o maior número de fábricas.
São Paulo começava a despontar como um polo dinâmico, e logo viria a consolidar-se como principal centro de circulação de produtos de exportação eimportação e como um ponto de distribuição de bens de consumo. Em 1920, quando havia mais de 13 mil indústrias no Brasil, São Paulo já que era o principal e mais diversificado polo industrial do país.
- A vida dos trabalhadores
A maioria dos trabalhadores urbanos encontrava-se empregada no setor de serviços. Segundo a historiadora Heloísa de Faria Cruz, na passagem do século XIX para o XX a maiorparte das atividades do setor de serviços encontrava-se a cargo da iniciativa privada, inclusive aquelas que seriam de responsabilidades do governo local.
O número de operários fabris tendia a crescer. Em sua maioria, eles trabalhavam em fábricas de pequeno porte, algumas das quais não chegavam a empregar mais de dez trabalhadores.
Nas fábricas, no setor de serviços e nas atividades extrativas eagropecuárias, nenhuma proteção legal amparava os trabalhadores. Não existia legislação trabalhista, como conhecemos hoje. Não havia descanso semanal remunerado, férias ou aposentadoria. Os donos de fábrica estabeleciam seus próprios regulamentos. O ambiente de trabalho era quase sempre insalubre mal ventilado e precariamente iluminado, facilitando a propagação de doenças. Favorecidas pelo excessode mão de obra, muitas fábricas procuravam contratar mulheres e crianças, que recebiam salários inferiores aos do homem.
Com os baixos salários, muitos trabalhadores iam residir em cortiços, porões e pensões precárias. Atividades de lazer eram limitadas pelo pouco tempo de que dispunham apara descanso e pela falta de dinheiro, o que aumentava a necessidade de mulheres e crianças também trabalharempara ajudar no sustento da família.
- O operariado brasileiro se organiza
Abandonados à própria sorte pelos poderes públicos, os operários reagiram às duras condições em que viviam já nas últimas décadas do século XIX. Nesta época, surgiram as primeiras associações de ajuda mútua, que reuniam trabalhadores do mesmo ofício e tinham por objetivo obter recursos para amparar os associados e suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O brasil no século xx
  • O direito no brasil no seculo xx.
  • Revoltas do século xx no brasil
  • O direito no brasil no século xx
  • Brasil no século XX
  • O brasil do século xx
  • psicologia no Brasil seculo XX
  • Mudanças no Brasil no Século xx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!