Resumo do artigo - três tipos de leitores: o contemplativo, o movente e o imersivo.

Páginas: 3 (661 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
O artigo a seguir apresenta os três tipo de leitores, o que nos faz refletir quais as diferenças, e o porque de suas definições. O conteplativo tem suas características meditativas da idadepré-industrial, no qual a leitura devia ser feita em silêncio. O leitor movente é marcado como filho da Revolução Industrial, um povo que foi engatilhado no surgimento do jornal até a era da televisão. Já oterceiro emerge no século XXI com a explosão da virtualidade se distinguindo dos anteriores.
Desde de a Idade Média, quando se instituiu que a leitura nas bibliotecas seriam feitas em silêncio, umagrande mudança ocorreu no processo de entendimento de um texto: depois de séculos a leitura passaria a ser algo muito mais íntimo e pessoal, sem a presença de um orador, sem interferências externas eapenas feita pelo movimento dos olhos e o virar das páginas. É nesse momento nasce o leitor contemplativo. Esse tipo de leitor se isenta de situações mundanas para se concentrar na leitura, numaatividade solitária, que se pode ser interropida para reflexão, retornada, feita novamente por dezenas de vezes até o entendimento seja feito do modo desajado. É o leitor que procurou o isolamento paraabsorção do conteúdo, que não se preocupa com quanto tempo faz que está lendo, nem tem pressa para terminar. Da mesma maneira poderiam "ler" quadros ou esculturas numa galeria ou admirar e perceber aarquitetura que vos cerca.
O movente, é o leitor que surge pós Revolução Industrial, aquele que viu as locomotivas trazendo esperanças em formato de produtos produzidos em grande escala, queganharam horários rígidos nas fábricas e que tudo isso, junto com o cinema, a luz elétrica, o telégrafo, depois os jornais, revistas e tudo que poderia cercar as pessoas com informações. Todos os lugarestinham textos que acendiam e apagavam nos luminosos dos estabelecimentos comerciais dos mais diversos tipos, além de cartazes de propaganda, rótulos de produtos, fachadas, automóveis e placas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Três tipos de leitores: o contemplativo, o movente e o imersivo
  • TRES TIPOS DE LEITORES CONTEMPLATIVO, MOVENTE, IMERSIVO
  • Três tipos de leitores: o contemplativo, o movente e o imersivo.
  • Resumo do Texto Três tipos de leitores: O contemplativo, o movente e o imersivo
  • Resumo do texto “ Três tipos de leitores: O contemplativo, o movente e o imersivo ”
  • Três tipos de leitor
  • tres tipos de leitor
  • Os três tipos de leitores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!