Resumo do artigo: Programa Saúde da Família no Brasil: uma agenda incompleta?

Páginas: 3 (565 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Programa Saúde da Família no Brasil: uma agenda incompleta?
Santo Antônio de Jesus- BA
2014

Programa Saúde da Família no Brasil: uma agenda incompleta?
Atividade solicitada pelo docenteMarlon Vinícios, como forma de avaliação parcial da matéria: Atenção Primária à saúde- ênfase em saúde da família. Redigido por: Bruna
Santo Antônio de Jesus- BA
2014
Programa Saúde da Família noBrasil: uma agenda incompleta?
O artigo “Programa Saúde da Família no Brasil: uma agenda incompleta?” foi escrito por Maria Fátima de Sousa e Edgar Merchán Hamann, trazendo uma abordagem sobre aexperiência brasileira com o PSF, sendo publicado em 2009 pela Revista Ciência&Saúde coletiva.
O Programa de Saúde da Família foi inicialmente criado como estratégia para a reorganização da atençãobásica à saúde em 1994, como uma forma de sanar a crise estrutural do setor de saúde enfrentada pela população, a partir de um modelo de atenção básica voltado para a comunidade, para a interação comgrupos sociais específicos, de forma a entender as suas necessidades e realidades no âmbito coletivo e individual do processo saúde-doença, baseando-se nas diretrizes e princípios do SUS.
Ele sefundamenta em princípios diferenciados, como a adscrição de clientela territorialização, diagnóstico da situação de saúde da população e planejamento fundamentado na realidade local a partir do de trabalhodas equipes multiprofissionais compostas por, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários que garantem a integralidade do cuidado, atuando de forma interdisciplinar nolevantamento das demandas, planejando atividades baseadas na realidade local e criação de vínculos com a comunidade.
O financiamento da Atenção Básica, seja em âmbito federal, municipal ou estadual mostraavanços em relação há anos atrás, porém ainda é muito pequeno para a necessidade e demandas necessárias pelas comunidades. Sua maior parte é advinda do Governo Federal, porém ela é insuficiente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O PAPEL DO FISIOTERAPEUTA DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL – CEARÁ
  • Resenha do artigo: abordagem do idoso em programas de saúde da família
  • Programa de saúde da familia
  • O programa saúde da família
  • Programa de Saúde da Família
  • Programa saúde da família
  • Programa de saúde a família
  • programa saúde da familia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!