Resumo Do Artigo Let Cia Raiza E Val R Hellip

529 palavras 3 páginas
Universidade do Estado da Bahia
Departamento de Educação- Campus VII
Colegiado de Enfermagem
Disciplina: Nutrição

Letícia Raiza dos Santos Ribeiro
Valéria Lopes da Silva

Resumo de Artigo

Trabalho realizado em cumprimento as exigência da matéria de Nutrição Humana, solicitado pela docente Maria Luiza Sena, como avaliação parcial da unidade.

Senhor do Bonfim
2014

Interação fármaco-nutriente: uma revisão¹
1 - MOURA, Mirian Ribeiro Leite; REYES, Felix Guillermo. Interação fármaco-nutriente: uma revisão. Revista de Nutrição, Campinas, v. 2, n. 15, p.223-238, ago. 2002.

O artigo aborda a importância do alimento nos vários estágios da vida, fornecendo nutrientes que sustentam o corpo, e que em qualidade e quantidade necessárias regulam funções especificas do organismo. Ainda, os nutrientes podem interagir com fármacos, conseguindo modificar seus efeitos, pois interferem nos processos farmacocinéticos. É necessário que haja conhecimento da interação fármaco-nutriente para que se tenha sucesso nas terapias. A absorção tanto dos nutrientes, quanto dos fármacos ocorrem de forma semelhante e competitiva no trato gastrintestinal, que representa o sitio de interação fármaco-nutriente. Os nutrientes precisam de transporte ativo, e os fármacos são através de 3 fases: biofarmacêutica, farmacocinética e farmacodinâmica. A fase biofarmacêutica deixa o fármaco disponível para absorção. A farmacocinética são os processos nos quais o organismo faz com o fármaco, desde a absorção ate a excreção. E farmacodinâmica será todo o processo que o fármaco ira fazer no corpo. A relação do fármaco com o nutriente pode afetar a farmacocinética, farmacodinâmica e biodisponibilidade, trazendo efeitos benéficos ou desagradáveis. Um exemplo disso é que os nutrientes podem alterar o processo de biotransformação de algumas substancias. Por outro lado, o fármaco tem a capacidade de atingir o estado nutricional dos alimentos. O controle dos

Relacionados