Resumo do artigo história da saúde

Páginas: 8 (1948 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2012
RESUMO
Após algumas leituras,chegamos a conclusão que Saúde não tem só uma definição,com isso o significado dela varia muito de pessoa a pessoa.Pois,cada um entende de uma forma diferente.Além de saúde não ter uma só definição,o significado da palavra doença,doente e o motivo pelo o qual a pessoa estava doente também não possui apenas uma definição.
• Para o filósofo e médico Cláudio Galeno adoença estaria dentro do homem (endógeno),que em certas circunstancias a doença começaria a se manifestar.Em suas constituições físicas ou hábitos de vida.
• Já para o médico e físico Paracelsus, as doenças eram provocadas por agentes que estavam fora do organismo, que ao entrar no organismo a pessoa começaria a ficar mal.Os processos que ocorrem no corpo humano são químicos,e os melhoresremédios para expulsar a doença seria os químicos.Então começou a passar aos doentes doses pequenas de minerais e metais.
• Para o anatomista e fisiologista François o significado de saúde seria o silêncio dos órgãos.
• Pascal,físico entendia que a doença,enfermidade era um caminho para o entendimento do que é a vida,para que as pessoas pudessem aceitar a morte e aceitar Deus.
• Para Boorse,osignificado de saúde seria a ausência de doença.

Na Europa, durante a idade média doença era considerado um pecado e cura viria pela fé.Neste período,os religiosos cuidavam dos doentes e tentavam viver a favor da natureza.
No século XIX,foi feita uma grande descoberta.Com o auxilio do microscópio Pasteur viu que existiam microrganismos causadores da doença,com isso aumento as possibilidades de cura ede prevenção para a sociedade.
Com o aumento das doenças e até com o aumento no número de mortos, começaram a surgir em alguns países sistemas de saúde, para que as pessoas pudessem prevenir e curar as suas doenças.
Foi realizada uma conferência aonde viu que existia muita desigualdade entre a saúde dos países subdesenvolvidos e países desenvolvidos, com isso algumas responsabilidades foramdados ao governo para que existisse a igualdade para todos os países,para que todos tivessem acesso a uma saúde de qualidade.
A Organização Mundial da Saúde, define saúde não como ausência de enfermidades mas também com o estado do mais completo bem-estar físico,mental e social.Com esta definição,a OMS foi muito criticada porque nem todos concordam com essa definição de saúde.
Ao contrário do quetodos pensam o campo saúde,não é só a ausência de doenças,mas é a sintonia da biologia humana,meio ambiente,estilo de vida e também da organização da assistência à saúde.
Por existir diversos significados e entendimento de saúde,a Constituição Federal de 1988,no artigo 196 diz que devemos evitar discutir o significado de saúde,porém saúde é um direito de todos e um dever do estado.Com isso etambém com outros fatores levaram a criação do Sistema Único de Saúde,a qual todos tem acesso porém,as vezes a qualidade deixa um pouco a desejar.

Segundo Dallari no período de Brasil colônia a ação do estado na saúde era insignificante,as ações na saúde eram realizada pelos chamados exercentes(cirurgiões-barbeiros,barbeiros,boticários e etc) e pelas Santas Casas de Misericórdia,que inicialmenteatendiam aos enfermos com infusões de ervas,frutas criticas,raízes e outros produtos trazido pelos índios.
O SUS,sistema único de saúde do Brasil é considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo.O SUS foi criado com o principal objetivo de promover a justiça social e acabar com a desigualdade na assistência a saúde da população,tornando obrigatório e gratuito o atendimento detoda a população,desde do atendimento ambulatorial até o transplante do órgãos.
Apesar de ainda não ser ter um sistema de boa qualidade,em que não exista superlotação em hospitais,atendimentos em macas no chão,falta de profissionais e profissionais que não exercem sua função devidamente,o SUS é ainda muitas vezes a única opção de tratamento/atendimento para pessoas que não possuem plano de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo da História da Informatica em Saúde
  • Resumo: História de Auditoria em Saúde
  • Resenha Artigo Historia Do Conceito De Saude
  • Breve resumo da historia da saúde publica
  • Resumo da história do sistema de saúde no brasil
  • Resumo História da Saúde Pùblica no Brasil
  • resumo da historia da saude publica no Brasil
  • Artigo: “O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!