Resumo do artigo fichamento- unip “relação de apego entre crianças institucionalizadas que vivem em situação de abrigo”

1151 palavras 5 páginas
UNIP – Universidade Paulista – Brasília – DF
Disciplina: Teorias Psicológicas do Desenvolvimento
Professora: Consolação

FICHAMENTO
TOMAZONI ALEXANDRE, Diuvani; VIEIRA, Mauro Luís – Relação de apego entre crianças institucionalizadas que vivem em situação de abrigo – Psicologia em Estudo. Maringá-PR. v. 9, n. 2, p. 207-217, mai./ago. 2004.

RESUMO DO ARTIGO “RELAÇÃO DE APEGO ENTRE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS QUE VIVEM EM SITUAÇÃO DE ABRIGO”
Trata-se de um trabalho no qual os autores discorrem sobre o desenvolvimento das relações de apego observadas entre crianças que vivem em um abrigo. O estudo partiu das ideias de Bowlby, que desenvolveu a Teoria do Apego, e da necessidade de se conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento dessas crianças. Foi realizada uma pesquisa em uma instituição sem fins lucrativos, localizada em uma cidade do litoral de Santa Catarina. Foram selecionadas 14 crianças, de 3 a 9 anos de idade, sendo 5 meninas e 9 meninos. Embora os autores não citem, a pesquisa deve ter sido realizada entre os anos 2002 e 2003, haja vista dados encontrados na parte relativa às Referências.
O objetivo do estudo era descobrir como se dá a relação de apego entre as crianças deixadas na instituição, que chegam pela via judicial, vítimas de abandono, negligência parental, violência doméstica ou abuso sexual. Os pesquisadores utilizaram-se das técnicas de observação do sujeito-focal e o registro de comportamento – amostragem de tempo. Utilizaram também uma estratégia denominada por Miller como estudo transversal, onde há a observação de várias crianças num curto espaço de tempo.
A pesquisa foi dividida em 10 categorias: baixa auto-estima, quando a criança fala de si, quando fala do outro, o desejo de ir embora, sentimentos em relação à mãe biológica, elogio, ninguém liga pra mim, saudade, preocupação com o irmão, preocupação com os outros, segurança e agressão verbal.
Em suas conclusões os autores ressaltam a importância do apego entre os irmãos e o

Relacionados

  • apostila concurso
    416289 palavras | 1666 páginas