Resumo do artigo “etiologia dos transtornos alimentares: aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais”

Páginas: 3 (690 palavras) Publicado: 3 de março de 2013
O Artigo “Etiologia dos transtornos alimentares: aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais” escrito por Christina M. Morgan, Ilka Ramalho Vecchiatti e André Brooking Negrão nos mostra o quesão os transtornos alimentares e quais são suas cau-sas. Além disso, como essas causas interagem entre si. Os transtornos alimentares (TA) são classificados como desvios no comportamento ali¬mentar,nesses transtornos pode-mos ter como causa três fatores principais: os biológi¬cos, os socioculturais e os psicoló-gicos. Esses fatores se misturam o tempo inteiro, sendo difícil saber exatamente oporque um individuo apresenta TA. Dentro das causas desse transtorno vemos muitos padrões, entre eles temos a agregação familiar e a genética, que consiste em uma prevalência, um padrão, de indivíduoscom TA em uma mesma família.
Temos também os fatores sócio-culturais que influenciam, principalmente nos dias atu-ais, o surgimento de transtornos de ordem alimentar. O padrão de beleza imposto paramulheres, principalmente nas culturas ocidentais, diz cada vez mais que elas devem ser magras, altas, atléticas, etc. Existe uma relação social entre beleza e magreza com auto-controle, poder, sucessoe autoridade. A insatisfação com o próprio corpo tem se torna-do cada vez mais comum, fazendo com que certas doenças comportamentais tor¬nem-se cada vez mais constantes. A influência das mães dejovens com TA também foi estuda-da. Pôde ser visto que essas mães tentem a ser mais exigentes, criticas e preocu¬padas com o peso de seus filhos.
Muitos acreditam que o TA é exclusivo em condiçõeseconômicas de classe média, re-sidentes de países ricos, mulheres, jovens e brancas, porém, hoje se sabe que tal afirma-ção é incorreta. Cada vez mais surgem casos de transtornos em países emdesenvolvi-mento, em etnias variadas, isso confirma a influência da mídia, que atinge tantos negros como brancos, tanto pobres como ricos.
A dieta, para emagrecer, é um fator precipitante para os TA. Muitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Etiologia dos Transtornos Alimentares
  • aspectos biológicos e socio-culturais da adolescência
  • Fichamento
  • Etiologia e epidemiologia dos transtornos alimentares
  • TRANSTORNOS ALIMENTARES: ANOREXIA; BULIMIA/OBESIDADE MÓRBIDA (ASPECTOS PSICOLÓGICOS)
  • Aspectos sócio-culturais na
  • Transtorno Alimentar Ótimo Artigo
  • Resumo sobre transtornos psicologicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!