resumo divisão do trabalho e suícidio - durkheim

Páginas: 6 (1380 palavras) Publicado: 18 de junho de 2014
DIVISÃO DO TRABALHO E SUÍCIDIO – ÉMILE DURKHEIM

Solidariedade Mecânica
O lado de solidariedade social a que corresponde o direito repressivo é aquele cuja ruptura constitui o crime; chamamos com este nome todo ato que, num certo grau, determina contra seu autor aquela reação característica que se denomina pena. Buscar aquele laço correspondente pois a indagar a causa da pena ou, maisexatamente, no que consiste essencialmente o crime.
Mas não se define o crime quando se diz que ele consiste numa ofensa aos sentimentos coletivos; porque alguns destes podem ser ofendidos sem que haja crime. Os sentimentos coletivos aos quais corresponde o crime devem pois se diferenciar de outros por alguma propriedade distinta: deve ter uma certa intensidade média.
O conjunto de crenças ede sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade forma um sistema determinado que tem sua vida própria; pode-se chama-lo de consciência coletiva ou comum. Com efeito, ela independe das condições particulares em que se encontram os indivíduos; estes passam e ela permanece.
Podemos assim, dizer que um ato é criminoso quando ofende as condições consolidadas e definidas daconsciência coletiva.
Assim muitos foram comumente reputados criminosos e punidos como tal sem que, por si mesmos, sejam malfazejos para a sociedade. De fato, tal como o tipo individual, o tipo coletivo se forma sob o efeito de causas muito diversas e mesmo de conjunções fortuitas. Produto do desenvolvimento histórico, ela leva a marca das circunstâncias de todo o tipo que a sociedade atravessouao longo de sua história. Entre as inclinações e tendências que o indivíduo recebeu de seus ancestrais ou que formou por sua própria conta, muitas certamente ou para nada servem, ou custam mais do que elas reportam. O mesmo ocorre com a pena, ainda que resulte de uma reação inteiramente mecânica, de movimentos passionais e em grande parte irrefletidos, não deixa de desempenhar um papel útil.Resulta-se que existe uma solidariedade social decorrente de um certo número de estados de consciência comuns a todos os membros da mesma sociedade. É ela que o direito repressivo representa materialmente, pelo menos naquilo que tem de essência.

Solidariedade Orgânica
Em resumo, as relações que regulam o direito cooperativo com sanções restitutivas e a solidariedade que elas exprimemresultam da divisão do trabalho social. Em outro lugar explicamos que, em geral, as relações cooperativas não comportam outras sanções. Com efeito, é da natureza das tarefas especiais escapar a ação da consciência coletiva; porque, para que uma coisa seja objeto de sentimentos comuns, a primeira condição é que ela seja comum, isto é, que esteja presente em todas as consciências e que todas possamrepresentá-las de um único ponto de vista.
Existem, como já vimos, funções administrativas e governamentais em que certas relações são reguladas pelo direito repressivo, em razão do carácter particular de que se reveste o órgão da consciência comum e tudo que se refira a ela. Em outros casos ainda, os lações de solidariedade que unem certas funções sociais podem ser tais que sua rupturaprovoca repercussões bastante gerais, para citar uma reação penal. Mas, pela razão que já dissemos, esses contragolpes são excepcionais. Que dizer que se pode medir igualmente o grau de concentração alcançado por uma sociedade em consequência da divisão do trabalho social, segundo o desenvolvimento do direito cooperativo com sanções restitutivas.
A solidariedade produzida pela divisão do trabalhoé totalmente diferente. Enquanto a precedente implica que os indivíduos se pareçam, esta supõe que eles diferem uns dos outros. A primeira só é possível na medida em que a personalidade individual seja absorvida pela personalidade coletiva; a segunda só é possível se cada um tiver uma esfera própria de ação e, consequentemente, uma personalidade.

Suicídio
O que é comum a todas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESUMO da divisão do trabalho social Durkheim
  • Resumo de suicídio de durkheim
  • Resumo Suicídio Durkheim
  • Resumo "suicídio" de durkheim
  • Trabalho sobre suicídio para Durkheim
  • Divisão do trabalho Durkheim
  • A Divisão do Trabalho Social em Durkheim
  • a divisão do trabalho para Durkheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!