Resumo: Ditadura e Serviço Social

Páginas: 9 (2111 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014
 Resumo: Ditadura e Serviço Social (José Paulo Neto)


A autocracia burguesa, mesmo que constituindo um regime político ditatorial - terrorista, afirmaram uma tendência de desenvolvimento que acabou por modelar um país novo.
Os problemas da sociedade brasileira foram aprofundados. A ditadura burguesa, não operou deles uma reprodução “simples”,realizou a sua reprodução “ampliada”.
Nele, colidem vetores econômicos, sociais, políticos, culturais e ideológicos que configuram um sentido derivado da imposição.
Os centros - imperialistas, sob o hegemonismo norte – americano, patrocinaram uma contra – revolução preventiva ( com rebatimentos principais no chamado Terceiro Mundo).
A finalidade da contra – revolução preventivaera tríplice: Adequar os padrões de desenvolvimento ao novo quadro do inter - relacionamento econômico capitalista (internacionalização do capital) ; imobilizar os protagonistas habilitados a resistir a esta reinserção no sistema capitalista e barrar as tendências comunistas.
Os resultados da contra - revolução preventiva ,mostraram-se nítidos a partir da segunda metade da década de 60. Asignificação do golpe de abril, deve ser buscada na particularidade histórica brasileira.
As linhas de força que mais contribuíram para traçar esta particularidade são: A construção , desde o período colonial , cujo eixo de rotação era o mercado externo, e a ausência de uma radical ruptura com o estatuto colonial.
A característica do Estado brasileiro, desde 1930, não é que ele impeçao desenvolvimento da sociedade civil, consiste em que ele, tem conseguido atuar com sucesso como um vetor de desestruturação, através da repressão das agências da sociedade que expressam os interesses das classes subalternas.
O desenvolvimento tardio no capitalismo no Brasil torna-o heteronômico e excludente. Estas linhas de força adquirem uma dinâmica crítica na entrada dos anos sessenta.A industrialização restringida passa a ceder o lugar a partir de 1956, à industrialização pesada, implicando um novo processo de acumulação. Esta expansão acarretava uma desaceleração do crescimento, provocaria um corte significativo no investimento privado. Na entrada dos anos 60, o capitalismo no Brasil alcançou um padrão diferencial de acumulação, redefinindo os esquemas de acumulação, e aelevação de uma crise. A solução seria um rearranjo nas relações entre o Estado, o capital privado nacional e a grande empresa transnacional. Entretanto, o suporte político deste arranjo, passa a sofrer forte erosão entre 1961 e 1964.
As forças democráticas vinculadas às classes subalternas mobilizaram-se febrilmente. Acumulando reservas desde o governo de Vargas, o campo democrático epopular articulava uma importante ação unitária no terreno sindical.
Nas condições brasileiras de então, as requisições contra a exploração imperialista e latifundista, apontavam para uma ampla reestruturação do padrão de desenvolvimento econômico e uma profunda democratização da sociedade. Um novo bloco de forças político - sociais poderia assumir o Estado implementando as políticas democráticas epopulares.
Durante o governo Goulart, a sociedade brasileira defrontava-se com um tensionamento crescente. Em 1963, as divisórias se mostram claramente: ou o capital nacional concertava com o Estado um esquema de acumulação que permitisse tocar a industrialização pesada, ou se impunha a articular um outro arranjo político – econômico, privilegiando os interesses imperialistas.
Toda amovimentação de 1963 à 1964 gira em torno da solução a ser encontrada. O golpe de abril foi a solução política que a força impôs, bateu o campo da democracia, estabelecendo um pacto contra – revolucionário. Expressou a derrota das forças democráticas, nacionais e populares.
Sabe-se que os setores burgueses deslocaram-se para o campo da antidemocracia. O Estado concretiza o pacto contra -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ditadura militar e serviço social
  • Seso ditadura e serviço social
  • O serviço Social na Ditadura Militar
  • Ditadura e serviço social
  • Ditadura e serviço social
  • fichamento ditadura e serviço social
  • Fichamento Ditadura e Serviço Social
  • Ditadura e servico social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!