RESUMO - DISCURSSO SOBRE A ORIGEM E OS FUNDAMENTOS DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS

499 palavras 2 páginas
RESUMO - DISCURSSO SOBRE A ORIGEM E OS FUNDAMENTOS DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS

São consideradas na espécie humana duas espécies de desigualdade: a natural ou física, porque é estabelecida pela natureza, e que consiste na diferença das idades, da saúde, das forças do corpo e das qualidades do espírito, ou da alma; a outra que se pode chamar de desigualdade moral ou política, porque depende de uma espécie de convenção, e que é estabelecida ou, pelo menos, autorizada pelo consentimento dos homens. Consiste esta nos diferentes privilégios de que gozam alguns com prejuízo dos outros, como ser mais ricos, mais honrados, mais poderosos do que os outros, ou mesmo fazerem-se obedecer por eles.
Não se pode perguntar qual é a fonte da desigualdade natural, porque a resposta se encontraria enunciada na simples definição da palavra. Já a desigualdade política ou moral tem sua origem na perfectibilidade do homem, que propiciou o surgimento e o desenvolvimento de grupos sociais e de governos. O homem é, por natureza, bom, possuindo características como a piedade, o amor em si e a tendência a paz; a sociedade é que o corrompe.
A partir de uma historia hipotética, Rousseau narra a passagem do estado natural para o estado social:
O primeiro grau de desigualdade – O primeiro que cercou um terreno e atreveu-se a dizer: Isto é meu, e encontrou pessoas simples o suficiente para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil; Houve reivindicação das terras e divisão destas justificada pelo trabalho e tempo empreendido nelas, devido o desenvolvimento da agricultura e da metalurgia. Os que ficaram sem terras submeteram-se aos que tinham através do trabalho. Nasce a primeira grande desigualdade: a pobreza e a riqueza.
O segundo grau de desigualdade – Da primeira desigualdade surge a segunda: as guerras decorrentes dessa desigualdade dão vazão á necessidade de um governo e de leis, que pudessem dar ordem aos caos (Hobbes) e proteger os indivíduos através de um pacto

Relacionados