Resumo "Discurso do Método" - René Descartes

Páginas: 9 (2204 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
RESUMO – DISCURSO DO MÉTODO, RENÉ DESCARTES


Valter Roque de Oliveira Junior
walterjunior89@gmail.com




RESUMO:
O discurso do método segue a linha da narração autobiográfica, onde Descartes exemplifica seus argumentos citando as experiências obtidas através da sua vida escolar, das suas viagens, das meditações e da leitura de bons livros, fazendo sempre indagações, expondo seuponto de vista sobre diversos assuntos e mostrando receio acerca de outros. Seu livro foi redigido em língua vulgar, portanto o francês, numa época onde o latim era usado mais comumente em textos filosóficos para que fossem interpretados apenas por doutores. Ele pretendia assim que o ensinamento do uso adequado da razão fosse popularizado, pois ele acreditava que este é um atributo de todos os homens,o que justamente nos diferencia dos animais. O texto não tem a pretensão de impor uma doutrina, e Descartes deixa claro que desenvolveu o método para ajudá-lo a aumentar seu conhecimento: “Portanto, meu propósito não é ensinar aqui o método que cada qual deve seguir para bem conduzir sua razão, mas somente mostrar de que modo me esforcei por conduzir a minha.” E tendo colhido bons frutos, eledesejava passar o método adiante, mas com a precaução de reconhecer que poderia estar errado em algum ponto, e esperava assim poder ser avaliado por quem o lesse.





PALAVRAS CHAVE:

Razão – Método – Verdade









Descartes inicia seu discurso destacando o bom senso, que, segundo ele, é a coisa mais bem distribuída no mundo, pois mesmo os indivíduos mais bem providos delepreferem não o possuir mais do que já tem, e por meio disso esclarece que ele não é igual em todos os homens, e não existe diferença na capacidade racional, mas há diferenças em seu uso, já que dirigimos nossos pensamentos por caminhos diferentes e não consideramos as mesmas coisas. É com base no bom senso ou razão, que ele acredita poder chegar a conclusões com fundamentos sólidos para seusquestionamentos, por meio da busca da verdade conseguir provar a existência de Deus, e através dessa razão ele elabora seu método, procurando se distanciar das coisas que não se apresentam com bastante clareza. Ele aponta que aqueles que correm acabam se afastando dos seus objetivos, e aqueles que andam devagar, porém conscientes do que estão fazendo, tendem a avançar bem mais.
Durante sua infância elefoi instruído nas letras, mas ao término dos estudos percebeu que esta ciência só o ajudara a descobrir cada vez mais a sua ignorância. A leitura de bons livros é descrita por ele como sendo o meio para que conheçamos os melhores pensamentos dos homens mais sábios dos séculos passados. Contudo, ele havia percebido que viajar servia quase com o mesmo propósito, e fala que permitiram conhecer oscostumes de outros povos para compará-los aos nossos, para que sejamos mais justos, entendendo que tudo quanto é diferente dos nossos costumes não é contrário a razão. Mas ele destaca brilhantemente que quando viajamos muito nos tornamos estrangeiros em nossa própria terra, e quando gastamos muito tempo lendo livros de tempos passados ficamos ignorantes do que se passa no presente. Levando o leitor aconhecer essas observações feitas ao longo de sua vida, Descartes estimula em quase tudo que diz, que o uso da razão seja o foco principal da análise das suas escolhas.
As ciências da época são duramente criticadas, mas ele reconhece seus devidos valores, porém, enxergava suas aplicações de uma forma ainda limitada e acreditava que algumas delas eram dons do espírito, não havendo necessidade deestudo para dominá-las. O conhecimento geral sobre todas as ciências é defendido por Descartes como um meio para que conheçamos a todas e evitemos ser enganados pelas mesmas.
O método cartesiano de análise de uma verdade foi elaborado extraindo-se o que de melhor havia nas ciências matemáticas, sobretudo a álgebra, geometria e lógica, pois eram as únicas que Descartes acreditava que seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo: discurso do método. rené descartes
  • Resumo: discurso do método. rené descartes
  • Discurso do Método
  • DISCURSO DO MÉTODO
  • resumo do livro Discurso Sobre o Método de René Descartes
  • Resumo
  • Discurso do Método- DESCARTES, René.
  • DESCARTES, RENE. Discurso do Metodo.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!