Resumo disciplina sistemas operacionais

Páginas: 9 (2218 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Resumo de Sistemas Operacionais
Marco Antonio Scholl
Unisinos
marco.antonio.scholl@gmail.com







RESUMO
Este artigo é um resumo dos seguintes capítulos do livro Operating System Concepts, Ninth Edition: Introdução ao sistema operacional, processos, estruturas de S.O., threads, escalonamento de CPU e sincronização de processos.



INTRODUCÃO

Um sistema operacional(SO) é um software que gerencia o hardware do computador, é ele quem intermédia a relação entre usuários/programas e hardware, assim como fornece um ambiente para programas aplicativos serem executados. Um dos aspectos mais importantes do SO é a capacidade de multiprogramar. A multiprogramação aumenta a utilização da CPU organizando os Jobs (códigos e dados) de modo que a CPU tenha sempre umdeles pra executar.
Um processo é a unidade básica de trabalho de um SO. O gerenciamento de processos inclui a criação e exclusão de processos e o fornecimento de mecanismos para a comunicação e sincronização entre os processos. Um SO gerencia a memoria controlando que partes dela estão sendo usadas e por quem.
Quando um computador é iniciado, o seu sistema operacional que esta em discoé totalmente carregada na memória RAM e a partir de então ele começa a ser rodado, assumindo controle total sobre o computador.
Para o funcionamento correto do sistema, o sistema operacional possui dois modos, o modo USUARIO, que é quando um programa esta executando, onde possui recursos limitados de hardware e o modo KERNEL, que é o modo utilizado único e somente pelo próprio sistemaoperacional, modo este que possui acesso total a todos e qualquer recurso do computador.
Atualmente possuem dois tipos predominantes de S.O., o sistema Windows, que é proprietário da Microsoft, e os sistemas baseados no open source Unix, Linux (Solaris, Ubunto, Open Suse, etc.)

ESTRUTURAS DO SISTEMA OPERACIONAL

Atualmente os Sistemas operacionais trabalham com a estrutura de camadas,onde no mais baixo nível estão os hardwares, em um nível acima esta o SO, que possui o controle sobre os hardwares do nível inferior, acima do SO esta o nível dos programas que este executa e no nível mais alto esta o usuário que executa programas no SO que controla os recursos.
Existe também um nível mais alto de abstração do SO, que é a Maquina Virtual, esta adota a bordagem em camadas etrata tanto o kernel do SO quanto o hardware como se fosse hardware. Ela simula um computador dentro do SO. Outros SO também podem ser carregados sobre essa maquina virtual. Um exemplo é a JVM ( maquina virtual java).
Ela trata o hardware e o kernel do sistema operacional como se ambos fossem hardware. Uma máquina virtual fornece uma interface idêntica a do puro hardware abaixo. O sistemaoperacional cria a ilusão de múltiplos processos, cada um executando em seu próprio processador com sua própria memória (virtual).
Antes do SO ser iniciado, um firmware dentro da placa mãe, verifica se todos os dispisitivos conectados a ela estão funcionando corretamente, e somente depois desta verificação o bootstrap e inicado.
Estrutura simples: DOS
Camadas: UnixEstrutura Microkernel: DOS
Estrutura Modular: Java
Tipos de Chama de Sistema: Controle de processos, Gerenciamento de Arquivos, Gerenciamento de Dispositivos, Manutenção de Informações, Comunicações, Proteção.



PROCESSOS

Um processo tem uma série de características próprias. A estrutura básica é formada por uma imagem do código executável associado a um programa. Amemória contém o código executável e dados específicos. Há também a descrição de recursos do sistema alocados ao processo, informações de atributos de segurança e a indicação do estado atual.
Um processo passa por diferentes estados desde sua criação até seu término. Enquanto ele é criado, seu estado é considerado "Novo"; em ação, muda para "Executando"; quando depende da ocorrência de algum...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas operacionais resumo
  • Resumo de sistemas operacionais
  • Resumo sistemas operacionais
  • Resumo sistemas operacionais
  • Resumo Sistema Operacionais
  • resumo Sistemas Operacionais
  • Resumo sistemas operacionais modernos
  • Resumo sistemas operacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!