RESUMO DIREITO DIGITAL

Páginas: 13 (3106 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
RESUMO DIREITO DIGITAL
1. Internet (Conceito)
A Internet é uma rede de computadores conectados entre si que possibilita o intercâmbio de informações em escala global. Uma rede de comunicação quase instantânea de um usuário qualquer a outro que se encontra ligado a esta.
Por sua natureza global, não existe órgão internacional ou entidade que consiga exercer controle, ou mesmo regulá-la como umtodo, a não ser para distribuí-la. A regulamentação da rede é efetuada dentro de cada país, que é livre para estabelecer regras de uso, abrangência da responsabilidade e requisitos de acesso.
2. Histórico
Ao final dos anos 50 – A Agência de Projetos de Pesquisa Avançados (ARPA) foi fundada nos EUA com o intuito de produzir tecnologias de informação que sobreviveriam a ataques nucleares.
1967 – Osetor privado e universidades se reuniram com os representantes do Departamento de Defesa para discutir possíveis protocolos em trocar informações via computadores
1969 – O precursor da Internet foi criado (ARPANET). Conectava a Universidade da Califórnia em Los Angeles com a de Santa Barbara, com o Instituto de Pesquisa de Stanford e a Universidade de Utah.
1970 – Pesquisadores concentraram-seem desenvolver protocolos para controlar redes, mesmo de forma remota.
1972 – Primeiro e-mail é enviado.
1978 – Protocolos TCP/IP são desenvolvidos.
1988 – O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Brasil, se conecta a Universidade de Maryland.
1991 – Primeiro debate sobre comércio online (Commercial Internet Exchange).
1995 – Número de usuários comerciais ultrapassa os deacadêmicos e pesquisadores. Também é criado o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
1999 – 43 milhões de servidores.
3. Conceitos
3.1. Funcionamento da Internet
Pacotes (packets) – São os dados fragmentados de um arquivo, seja um texto, seja uma foto.
Protocolos – Conjunto de regras que o computador pode ler, uma vez que máquinas não raciocinam por si. São programações orientadas, formações decaminhos, que a máquina seguirá.
Protocolo TCP - Protocolo de Controle de Transmissão. Divide os dados a serem transmitidos em pacotes e, após efetuada a transmissão, reúne esses pacotes para formar novamente os dados originalmente transmitidos.
Protocolo IP – Protocolo de Internet. Adiciona a cada pacote de dados o endereço do destinatário, de forma que eles alcancem o destino correto. Com isto,ainda que os pacotes de informações não trafeguem pelos mesmos caminhos, todos chegarão ao mesmo destino, onde serão reunidos. Podem ser estáticos ou dinâmicos, para facilitar o acesso de todos os usuários. Reúne também características do terminal (200.283.251.32 – região.país.provedor.terminal).
Modelo Cliente-Servidor - O servidor fornece uma função ou serviço a um ou mais clientes, que iniciamos pedidos de serviço. Funcionalidades como a troca de e-mail, acesso à internet ou acesso a um banco de dados. Computadores clientes sempre acessam os servidores com objetivos específicos e, dessa forma, suas requisições são atendidas pelo programa de computador pertinente localizado no servidor.

Backbones – São as espinhas dorsais da internet, a maior hierarquia da rede de computadores. Carregamgrandes volumes de dados em alta velocidade. São meios físicos por onde os pacotes de informação podem seguir seu caminho de um Cliente a um servidor e vice-versa.

DNS - Nos primórdios da Internet, a única forma de se conectar a um determinado computador era conhecendo seu número de IP. Isso mudou com o Domain Name System. Ele possibilitou a utilização de endereços em forma de texto, em lugar denúmeros IP, para a transmissão de dados entre determinados computadores.
Caching – é o armazenamento temporário. Através deste processo, o servidor de DNS armazena os números de IP que já localizou, fazendo com que outras requisições para o mesmo endereço sejam automaticamente atendidas. Quando um usuário acessa um determinado web site, seu computador funciona como cliente, que obtém dados do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do conteúdo de direito digital
  • Direito digital
  • Direito Digital
  • Direito digital
  • Direito digital
  • Direito digital
  • Direito Digital
  • Direito digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!