Resumo direito de exercício de culto religioso nas relações de vizinhança

Páginas: 3 (627 palavras) Publicado: 4 de maio de 2012
Estuda-se conflito concreto entre o direito de culto dos participantes de uma determinada comunidade evangélica e do direito à tranquilidade dos moradores vizinhos do imóvel onde se realizavam oscultos.

Conforme se sabe, são inúmeros os problemas envolvendo as relações de vizinhança em nosso País, o que poderia ser explicado, inclusive, por questões culturais, mas essa não é a questão, quebusca analisar um determinado aspecto desse problema, no que se refere ao conflito desses direitos de vizinhança (previstos no Código Civil) e a liberdade pública (e, portanto nunca poderá ser alterada)do direito de fé e manifestação religiosa.

Na análise concreta podemos notar em um conflito gerado entre o direito de culto dos participantes de uma determinada comunidade evangélica, titularesdesta liberdade pública e do direito de propriedade dono do imóvel onde se realizavam os cultos, e o direito à tranqüilidade dos moradores vizinhos.

Pelo óbvio, não se pretende coibir o livreexercício da fé de qualquer pessoa (e a decisão da polêmica não é ideológica, não passando por qualquer preconceito em relação a qualquer religião, posto que a solução seria a mesma sendo uma igreja católica,uma mesquita ou uma sinagoga), direito este constitucionalmente assegurado pela Constituição de 05.10.1988, na norma contida no seu artigo 5º, inc. VI; contudo, de se salientar que o exercício destedireito não pode anular o direito também constitucionalmente garantido, no tocante ao exercício da propriedade.

E, desde há muito se encontra superado o espírito iluminista corporificado na máximafrancesa "deixa passar", que definia as relações de propriedade no período que se seguiu à Revolução Francesa (e o Código Napoleônico de 1.804 foi fonte inspiradora de Clóvis Bevilacqua nos estudos deelaboração de nosso Código Civil atual), e, no lugar desta escolha, vem se assentando a idéia da função social da propriedade, herança de uma releitura do instituto sob a ótica do "Welfare State"...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito de exercício de culto religioso nas relações de vizinhança
  • Direito de exercício de culto religioso nas relações de vizinhança
  • Direito de exercício de culto religioso nas relações de vizinhança
  • Direito de exercício de culto religioso nas relações de vizinhanças
  • Direito De Exercício De Culto Religioso Nas Relações de Vizinhança
  • Direito de exercicio de culto religioso nas relações de vizinhança.
  • Direito de exercício de culto religioso nas relações de vizinhança
  • Direito de exercício de culto religioso nas relações de vizinhança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!