resumo desmundo

Páginas: 13 (3035 palavras) Publicado: 26 de abril de 2015
O Filme desmundo que tem como a adaptação brasileira Ana Miranda, aborda a história das órfãs brancas que eram enviadas para que se cassasem com os colonos pelas terras que eles obtinham. O padre Manoel Nobrega, solicita ao rei que mande as órfãs portuguesas para a América para que se casem com os homens e vivam em função do senhor, em falta dessas que mandem qualquer outra mulher branca.Oribela era uma das órfãs, porém negava o seu destino, sendo assim era rejeitada por todos os homens da vila. Até que lhe aparece um pretendente Francisco de Albuquerque, que queria consumar o casamento através da união sexual, porem Oribela, pede para que espere até que ela se acostume com sua presença como marido.
A propriedade onde reside Francisco de Albuquerque, mostra a mão de obra utilizada poríndios capturados em florestas. Mora com a mãe e com uma criança com problemas mentais. Um padre Jesuíta um dia decidi ir até a propriedade de Francisco de Albuquerque afim de levar consigo alguns filhos de índios, pois os jesuítas participavam sobre debates que expunham a escravidão de indígenas.
Um dia Oribela tenta fugir, Após ser estuprada pelo seu marido, que já não conseguia mais compreendero seu desejo de espera. Oribela não conhecia bem a região, porém saiu correndo pelo mato afim de fugir, no caminho encontra uns homens a quem pede ajuda para voltar para Portugal. Francisco se da conta da sua ausência e sai para procurá-la e a encontra em perigo, pois seria estuprada pelos homens, até que Francisco Mata-os .
Assim que voltou para com o seu esposo, Oribela ficou acorrentadarecebendo os cuidados de uma índia. Até que Oribela reconquista a confiança de seu marido e começa a se aproximar de seus parentes, até perceber um dialogo meio incestuoso entre Francisco e a sua mãe, e o fato de haver uma menina com problemas mentais, deu a pensar que poderia ser filha de Francisco.
Um cristão-novo, chamado Ximeno Dias que era mercador, começou a se aproximar da propriedade deFrancisco, Oribela fica interessada por ele, e isso é recíproco. Oribela tenta fazer com que Ximeno lhe coloque em um navio de volta a Portugal, mas uma vez Oribela foge e fica escondida no estabelecimento de Ximeno. Francisco desconfiança na participação de Ximeno no acolhimento de sua esposo, até que os dois fogem e Francisco vai atrás deles, quando os encontra Francisco mata Ximeno e leva a sua esposanovamente para a sua propriedade. Logo após com o passar do tempo Oribela da a luz ao uma criança.



















inda nos detalhes, é interessante notar a contextualização histórica, sutil em alguns casos. O filme aborda a história das órfãs brancas que eram enviadas do Reino para que se casassem com os colonos dos primeiros anos da colonização portuguesa por estas terras. Em determinadassituações, têm-se um vislumbre de certos problemas bastante característicos deste momento. Um exemplo é o conflito entre os negociadores de escravos indígenas com seus aliados tupinambás, que alegavam que os portugueses, no afã de comercializar suas cargas – obtidas na figura dos prisioneiros de guerra – não lhes permitiam realizar seus rituais antropofágicos. Estes detalhes, como o uso do termo“negros da terra” para se referir ao indígena, algo bem particular do período, só vêm a enriquecer a boa contextualização da colônia no século XVI.
Para a narrativa, opta-se por mostrar um Novo Mundo duro, sem sutilezas. Nada das cores vivas e situações cômicas do Caramuru do Selton Mello, por exemplo. Desmundo apresenta uma sociedade tosca, que nem bem pode-se ser assim chamada num sentido maishumano. São pessoas nulas de amenidades se estabelecendo no que eles encaram como a expressão máxima da selvageria. Importante lembrar que esta visão retinta do passado, onde tudo parece menos limpo e puro numa tentativa de empurrar uma noção mais palatável de “realidade” não deixa de ser também um recurso estético tão válido quanto as alegres situações de um Caramuru ou de um humor degradante e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de desmundo
  • Breve Resumo filme Desmundo
  • Resumo do filme desmundo
  • Resumo do filme " desmundo"
  • resumo filme Desmundo
  • Resumo do filme desmundo
  • Resumo Filme Desmundo
  • Resumo do filme desmundo.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!