Resumo de O Principe - Nicolau Maquiavel

Páginas: 6 (1409 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2013
Os principados ou monarquias eram divididos em dois tipos de governo, os governos hereditários, que era aqueles principados que eram passados através da sucessão de gerações ou eram anexados aos seus domínios, e os mistos, eram imposições do novo governo vindos dos soldados do monarca. Existiam também as duas formas de governar, pelo príncipe e seus assistentes, que eram os subordinados do rei,que dessa forma evitaria uma possível derrubada do trono, e o, pelo príncipe e os barões, no qual são ligado por um laço natural de afeição, porem, entre eles sempre existia aqueles que têm ideias inovadoras, desta forma, abrindo precedentes para a derrubado do príncipe e a tomada do rei, mas, não bastava apenas tomar o poder, mas também mataria todo a família daqueles que tinham pensamentosrevolucionários.
Ao dominar um estado livre que tenha suas próprias leis, o príncipe tem que tomar três importantes medidas, primeiro arruinar tudo, ou seja, matar todos aqueles que sejam contra as medidas do príncipe, depois, habita-lo com as pessoas que sigam suas leis, e preservar as vidas que ali viviam permitindo que sigam as leis imposta pelo príncipe. Segundo Maquiavel o príncipe que toma opoder com suas próprias armas e seus valores, toma-o com dificuldade, mantendo-se no poder, já que os problemas existem pelo fato do príncipe introduzir inovações, para poder ter um reino seguro. Há aqueles que se tornaram príncipes pelo carisma e pelo poder, pois chegam sem ideias concretas e firmes, esses, inevitavelmente perderá o poder, já aqueles que chegam com empenho e valor, mantem-se nopoder, por ter a habilidade de contornar as dificuldades e a carência do povo com antecedência.
Maquiavel cita dois príncipes que se tornam tal, por meio do crime, Agátocles, que usou a traição e sua terrível crueldade para tomar o governo de Siracusa, manteve-se no poder por muito tempo, por ter um governo mais brando e conseguiu conquistar o povo e ser assim adorado, já Oliverotto de Fermo, tambémutilizou o mesmo método de Agátocles, porém, manteve-se cruel durante o seu governo, e foi facilmente derrubado por um seu aliado, César Borgia. A dificuldade de o príncipe manter-se no poder é maior quando ele vem por meio da aristocracia do que pelo povo, pois pela aristocracia ele utiliza apenas um conceito, a opressão, já o que vem pelo povo, ele tem o apoio do mesmo, tornando-se difícil suaderrubada. A força do governo é avaliada por Maquiavel de duas formas: se o príncipe tem capacidade de reunir soldados suficientes para proteger e lutar para proteger seu reino ou se ele é incapaz de reagir, refugiando-se dentro de seus domínios ficando na defensiva.
Os estados eclesiásticos conquistados por mérito e sorte, não era suficiente para sustenta-lo, era necessário, porque, estesestados são sustentados pelas tradições religiosas, o que mantinha o povo unido, dessa forma o rei não obteria sucesso, pois são as tradições religiosas que mantem o povo unido. Seguindo a ótica maquiavélica existam três tipos básicos de tropas, as tropas próprias, as tropas mercenárias que estão com o príncipe apenas por conta do salario, e que nem era suficiente para eles morrerem pelo principado, sóprotegiam o príncipe em tempos de paz; as tropas auxiliares eram eficazes, porém, se fossem derrotadas elas admitiam a sua derrota, mas se tornassem vencedoras, elas voltavam contra o rei, tomando o poder.

Um bom governante tinha três principais objetivos: conquistar e expandir o seu reino através da guerra, fazer com que o seu povo siga sua leis da forma que é implantada e manter a disciplinapara que não venha a ter problemas futuro que venham a comprometer o seu reino, Maquiavel ainda fala, que é um dever de um príncipe fazer que seu exército conheça as características do terreno como, as montanhas, os vales, os rios, os pântano, esse conhecimento era feito através da caça. Um monarca cheio de qualidades ou virtudes pode ser perigoso, Maquiavel cita que o príncipe deve agir de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo "o príncipe" ( nicolau maquiavel)
  • o principe nicolau maquiavel resumo
  • Resumo o principe nicolau maquiavel
  • Resumo O Príncipe
  • resumo O Príncipe de Nicolau Maquiavel
  • Resumo de "o príncipe" de nicolau maquiavel
  • RESUMO DO LIVRO "O PRÍNCIPE DE NICOLAU MAQUIAVEL"
  • Resumo do livro O Príncipe Nicolau Maquiavel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!