Resumo de vargas à joão goulart

Páginas: 5 (1164 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
RESUMO DE HISTÓRIA DO BRASIL (DE VARGAS À JOÃO GOULART)
Devido à virada da guerra, e o começo de vitória dos aliados, o governo de Getúlio se desestabilizou, devido a vários comandantes que eram pró-fascismo em seu governo, houve várias marchas populares para instalar a democracia no Brasil, forçando Vargas a demitir os fascistas em seu governo e declarar guerra a Alemanha e Itália.
As pressõespopulares contra Vargas só aumentaram após ter declarado guerra aos fascistas, já que o exército lutava no exterior para formar uma democracia, enquanto no país havia um regime militar baseado no fascismo. Em 1945, o Congresso Brasileiro de Escritores queria liberdade de expressão, acabar com a censura, além de criticarem a ditadura de Vargas, forçando-o a criar uma União Nacional.
Em 45 forammarcadas eleições para 2 de dezembro, e foram anistiados os presos políticos, o partido comunista ( PCB ) foi legalizado, foram reatadas as relações com a URSS e foram desapropriadas empresas estrangeiras.
Vargas também favoreceu os trabalhadores sindicalizados, causando prejuízo para os operários, que formaram o Movimento Unificador dos Trabalhadores (MUT), que era contra Vargas, querendo ademocracia. Esses movimentos mais vários outros foram divididos em duas correntes de revolução: conservadores, liberais e comunistas fora do PCB, queriam tirar Vargas do poder; e o PCB e burgueses se queriam manter Vargas no poder. O PCB, percebendo que Vargas seria um forte aliado contra os norte-americanos, fizeram o queremismo, movimento pró Vargas.
Com a as eleições se aproximando, Vargas crioudois partidos, o Partido Social Democrático (PSD), e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Só que outros partidos de democratas foram criados, a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Brasileiro. Os eleitos de cada partido eram: UDN – Eduardo Gomes, PTB e PSD – Dutra, PCB – Yedo Fiuza. Com medo que Vargas se mantivesse no poder, Dutra e Góes Monteiro fizeram um golpe que tirou Vargasdo poder até as eleições, que foram vencidas por Dutra.
Governo de Dutra: constituição de 46 – voto secreto e universal para maiores de 18 (tirando soldados e analfabetos), divisão dos três poderes e preservação da divisão de terras.
Foram estabelecidas taxas mais altas para os mais ricos, só que não foram permitidas suas tentativas de nacionalizar certas empresas e diminuir o controleoligárquico.
Acabou com MUT e ilegalizou o PCB, cassando os seus representantes no congresso, além de suspender as eleições sindicais. Em 48, o Brasil firmou uma aliança com os EUA e ingressou na Organização dos Estados Americanos, cortando suas relações com a URSS.
O primeiro plano econômico de Dutra foi o plano SALTE (saúde, alimentação, transporte e energia). Formando estradas e hidrelétricas, além degastar os 700 milhões obtidos durante a guerra, gerou-se grande inflação, ficou mais difícil importar produtos, aumentando a industrialização brasileira, além de aumentar o preço do café e da matéria prima no mercado externo.
Getúlio Vargas (de novo): ao subir no poder em 51, Vargas quis levar a economia a obter caráter socialista, investindo na indústria de base (siderurgia, petroquímica,energia e transporte). Seu primeiro ato foi criar a Petrobrás. Para aumentar a produção interna, Getúlio teve de diminuir o salário dos trabalhadores e investir mais na agricultura em decadência, que formaria conexão com a indústria de base, causando no descontentamento da população e na greve de 300 mil operários, devido a grande inflação gerada, dando um fim ao governo de Vargas.
  Com as fortesrevoluções populares, Vargas estava perdendo o controle, que seria ruim para os operários e o governo, então em 54 João Goulart resolveu dar um aumento de 100% para todos que recebiam salário mínimo, só que o governo proibiu e o fez renunciar.
Só quando a crise ficou perto do incontrolável, Vargas deu o aumento aos trabalhadores, esperando movimentá-los a participarem do governo Getulista, só que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo jõao goulart
  • a era vargas ate o governo de joao goulart
  • joao goulart
  • João goulart
  • Dossiê Jango
  • João goulart
  • João Goulart
  • João Goulart

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!