Resumo de Urbanistmo

4083 palavras 17 páginas
Espaço
Estilo
O estilo arquitectónico não corresponder a uma visão inteiramente correcta de Arquitectura: por tomar um edifício como um protótipo de uma época, explicando os estilos em lugar das obras concretas.
Edificio isolado
A análise de um objecto arquitectónico não pode ser reduzida apenas a um edifício de forma isolada. Se assim fosse a arquitectura e a escultura não possuíam grandes diferenças, pois estaríamos em presença apenas duma caixa, dum invólucro que, por um lado, guarda um ESPAÇO INTERIOR, e por outro, gera um ESPAÇO EXTERIOR envolvente.
Esse invólucro, por si só, não tem grande significado, mas é resultante de uma INTERACÇÃO entre o INTERIOR e o
EXTERIOR.
Planta e Alçado
Plantas, Alçados, Cortes e Detalhes Construtivos são convenções adoptadas de modo a comunicar um conjunto de dados dimensionais suficientes para permitir a sua construção. Relativamente à comunicação do espaço arquitectónico, estes métodos gráficos são pobres. (Eles equivalem, mais ou menos, a ilustrar uma pintura dando apenas as dimensões da moldura ou calcular as distâncias das diversas cores, reproduzindo-as separadamente). O espaço interior de um edifício não pode ser representado completamente de forma tão simplificada, uma vez que é necessário “vivê-lo” para compreender, isto é; apenas a experiência directa do Espaço permite o total entendimento.
Dimensões do espaço
Até ao renascimento a concepção de espaço era bidimensional existia apenas duas dimensões, altura e largura. Com a invenção da PERSPECTIVA, ou mais correctamente, com a teorização das suas regras, no séc. XIV, introduziu-se uma nova dimensão: A Profundidade. Porém a experiência do espaço arquitectónico não se consegue exprimir apenas com estas três dimensões. Nos princípios do séc. XX, os pintores cubistas tentaram exprimir esta realidade, sobrepondo as imagens de um mesmo objecto, representado sobre vários pontos de vista. Esta é a QUARTA DIMENSÃO: O Tempo.
Esta revolução dimensional

Relacionados