Resumo de textos clássicos: medievo

Páginas: 4 (862 palavras) Publicado: 16 de janeiro de 2013
RESUMO DO TEXTO:
A FILOSOFIA DO DIREITO ATRAVÉS DOS TEXTOS CLÁSSICOS: MEDIEVO

Agostinho: o amor ao Sumo Bem como fundamenti da virtude
O amor próprio, levado ao deprezo a Deus, a terrena; oamor a Deus, levado ao deprezo de si próprio, a celestial. Gloria-se a primeira em si mesma e a segunda em Deus, por que aquela busca a glória dos homens e tem esta por máxima a glória de Deus. Temosassim, a cidade celestial constituída pelo amor a Deus que tem por alvo afastar-se do mal e, por outro lado, a outra, a cidade terreste que , corropida busca somente o amor próprio e os prazeresoferecidos pela vida terrena.
A cidade celeste ou seja, a cidade de Deus, no palno físico é representada pela Igreja e os seus propósitos de buscar a presença do Criador. De outra sorte, a cidade terrena,representada pelos governos seculares, segue en sentido inverso, ou seja, almeja a própria glória. Na cidade celeste há liberdade e felicidade, porquanto na cidade terrena o homem encontra-se cativodas suas próprias tendências egoísticas que culminam no distanciamento de Deus, ou seja, impulsos que o conduzem ao mal.
A teocracia agostiniana
Agostinho não procura sustentar a instituição de umateocracia na cidade terrena, mas deixa implícito que o governo cristão, embora sujeito à corrupção do gênio humano, é mais propício ao alcance da felicidade.
Com efeito, há de se anotar que do pontode vista político é bom lembrar que Agostinho não pretende estabelecer uma teocracia, mas procura demonstrar que o governo humano tende a distanciar- se de Deus, embora haja o livre-arbítrio para seescolher entre o bem e o mal.

O enigma do mal

A injustiça está diretamente relacionada áquilo que identificamos como enigma ou problema do mal, está diretamente vinculada ás questões de cunhoontológico acerca do mal. Porém vale a pena fazer constar os quetros eixos pelos quais a temática relacionada ao problema do mal.
O mal como problema é objeto de especulações filosóficas de longa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo: a filosofia do direito através dos textos clássicos da modernidade.
  • Resumo um toque de classicos
  • Resumo um toque classico
  • Resumo um toque classicos
  • Do clássico ao moderno
  • Resumo Os clássicos da política
  • Resumo um toque de clássicos
  • Resumo marx, um toque de clássicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!