Resumo de Teoria da contingencia

Páginas: 3 (626 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
 Tal teoria surgiu da necessidade de um novo paradigma administrativo que atendesse as necessidades das organizações levando em conta a modernização que estava acontecendo, enquanto a maioriadas organizações utilizava os princípios da teoria clássica em sua gestão, em um contexto onde a estrutura e o funcionamento da organização dependem do ambiente em que se encontra, ou seja, decontingências externas. Portanto as regras e normas organizacionais devem substituídas por critérios ajustados à organização, tendo em conta o seu ambiente e as tecnologias que a rodeiam.
Alfred D.Chandler foi um professor de Administração e História Econômica na Harvard Business School e baseou sua pesquisa na evolução estrutural de quatro empresas americanas, levando em conta a acumulação derecursos, racionalização do uso dos recursos, continuação do crescimento e a racionalização do uso de recursos em expansão, concluindo que diferentes ambientes encaminhavam as empresas a adotar novasestratégias e essas mesmas exigiam teorias organizacionais diferentes.
Tom Burns e G.M.Stalker pesquisaram vinte indústrias inglesas tendo como objetivo a análise e verificação da relação existenteentre as práticas administrativas e o ambiente externo dessas industrias. Classificaram as empresas pesquisadas em dois tipos: mecanísticas e orgânicas. Mecanísticas são as empresas que operam emabientes estáveis e orgânicas são empresas que operam em ambiente de mudança.
A denominação Teoria da Contingência derivou da pesquisa de Lawrence e Lorsch. Eles fizeram uma pesquisa sobre oconfronto entre organização e mbiente e concluíram que os problemas organizacionais básicos são a
diferenciação e a integração que possuem conceitos antagônicos. Diferenciação consiste na divisão emdepartamentos, em que cada departamento desempenha a sua parte correspondente no ambiente e que é relevante para o desempenho da sua tarefa, e integração é um processo que contém o esforço convergente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da contingência- resumo
  • Teoria da contingencia
  • Teoria da contingencia
  • Teoria da contingência
  • Teoria da contingência
  • TEORIA DAS CONTINGENCIAS
  • TEORIA DA CONTINGENCIA
  • Teoria da Contingência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!