Resumo de Sociologia: MARX, DURKHEIM e WEBER

Páginas: 6 (1426 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
A Sociologia surge em meados do século XIX na Europa, porém esse processo se iniciou a partir do século XVI com mudanças econômicas, políticas e sociais.
O racionalismo, o empirismo e o iluminismo são as correntes de pensamento que estabeleceram os alicerces para a Sociologia. 
As mudanças na organização políticas, jurídicas, nos modos de produzir e comerciar exerceram um mútuo efeitomultiplicador e geraram conflitos ideológicos e políticos, desde a Renascença.
O capitalismo desestruturou os fundamentos da vida material, crenças religiosas, filosóficas e jurídicas em que se sustentava o antigo sistema, aristocracia e campesinato.
Na segunda metade do século XVIII, com a primeira revolução industrial e o nascimento do proletariado, cresceram as pressões por uma maior participaçãopolítica e a urbanização intensificou-se, recriando uma paisagem social muito distinta da que antes existia.
A capitalização e a modernização da agricultura levaram os sistemas feudais ao declínio, isso provocou também o êxodo de milhares de famílias, que foram em busca de trabalho nos novos centros urbanos. Esses centros urbanos cresceram rapidamente e desordenadamente, no que resultou em váriasmazelas como a intensificação de epidemias que dizimaram boa parte da população.
No limiar do século XVIII houve uma diminuição nas taxas de mortalidade gerando o crescimento populacional europeu e aumentando a expectativa de vida.
As condições de trabalho na época eram muito precárias, chegava-se a trabalhar até 18 horas diárias, em condições sub-humanas.
Os funcionários eram vítimas frequentesde mutilações e até de morte devido a acidentes com o maquinário pesado.
Muitas revoltas tiveram como alvo as próprias máquinas, o chamado movimento ludista.
A luta por melhores condições de trabalho, na Europa e na América, foi árdua, e novos direitos foram aos poucos conquistados e acrescentados à legislação trabalhista em diversos países.
Houveram também modificações na estrutura familiar, nanatureza das relações jurídicas e pessoais.
A industrialização modificou também a estrutura de percepção de tempo e sua organização, o que impõe uma disciplina até então desconhecida. 
"O esforço para entender as causas e os prováveis desenvolvimentos das novas relações sociais motivou a reflexão que veio a cristalizar-se na Sociologia." 
As ideias que faziam do indivíduo o ponto de partida dosaber e da vida social surgiram entre os séculos XVII e XVIII, correntes de pensamento de base individualistas. 
A reforma protestante, iniciada no século XVI, fez da consciência o principal nexo com a divindade, através do livre exame.
Foi generalizado, aos poucos, o conceito de que "o destino do homem depende de suas ações".
A Revolução Industrial e a Revolução Francesa trouxeram mudançasimpactantes e deram um extraordinário impulso para possibilitar o modo de pesquisa sociológico.
O Iluminismo, que teve seu ápice com a Revolução Francesa, tem impacto decisivo na formação e definição do principal foco da sociologia que é “o conflito entre o legado da tradição e as forças da modernidade".
A conotação de liberdade passou a ser a emancipação do indivíduo das autoridades, religiosa esocial, a conquista de direitos e a autonomia frente às instituições.
Montesquieu (1689 -1755), foi um filósofo político de grande impacto sobre as ciências sociais, inovou ao propor um ponto de vista comparativo.
"Sob esse ponto de vista, a liberdade é entendida como 'o direito de fazer tudo quanto às leis permitem; e se um cidadão pudesse fazer o que elas proíbem, não teria mais liberdadeporque os outros teriam idêntico poder. '“.
Jean-Jacques Rousseau (1712 -1778) modifica o conteúdo e o sentido do "pacto social".
O surgimento da sociedade, das leis e dos governantes retiram a liberdade e os direitos naturais dos humanos, laços de servidão são criados gerando dependência.
Existem também benefícios ao se viver em sociedade como o surgimento do amor conjugal e fraternal....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo de sociologia- Durkheim, Karl Marx e Weber
  • Sociologia
  • SOCIOLOGIA Durkheim Weber Marx
  • Sociologia marx, weber e durkheim
  • Clássicos da sociologia: marx, durkheim e weber
  • Trab Sociologia Marx Weber e Durkheim
  • Sociologia clássica: marx, durkheim e weber.
  • Objeto da sociologia para Marx, Durkheim e Weber

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!