Resumo de SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE _VASCONCELOS

Páginas: 18 (4479 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE – Resumo Livro Ana Maria Vasconcelos – Cap. 4 e 5

Nos últimos 20 anos, as entidades da categoria têm construído um projeto ético-político, que se encontra expresso no Código de Ética Profissional dos assistentes sociais, na Lei de Regulamentação da Profissão (CFESS, 1993) e nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Serviço Social (ABESS, 1997). Tal projetoético-político, que deve nortear o trabalho profissional.
O profissional de Serviço Social é o único profissional da área da saúde que tem por objetivo a realização do direito individual e coletivo. Conforme coloca Vasconcelos (2002:435)
“Na saúde, se cabe ao médico, ao enfermeiro, primordialmente, a manutenção, recuperação e promoção da saúde, aos assistentes sociais – que tem como objeto a “questão social”– cabem, principalmente, organizar, aprofundar, ampliar, desenvolver, facilitar os conhecimentos e informações necessários sobre todos os aspectos da história e da conjuntura relativos à saúde e seus determinantes e à participação social e política dos usuários, a partir do conjunto de conhecimentos que a ciência tem produzido sobre a realidade social.”
Entretanto, Vasconcelos, ao realizar suaanálise sobre o trabalho desenvolvido pelos assistentes social na rede pública do município do Rio de Janeiro, concluiu que há uma diferença muito grande entre a intenção e o discurso dos assistentes sociais com o trabalho desenvolvido. Pois os assistentes sociais verbalizam um compromisso com a população usuária, mas não conseguem transforma-lo em prática concreta. Assim, identificou que estesprofissionais ainda reforçam os objetivos da instituição e não os do projeto ético-político da profissão.
De acordo com a autora, os assistentes sociais da rede pública municipal de saúde do Rio de Janeiro, independente do tipo de unidade em que esteja inserido, das diferenças entre os usuários e das demandas dirigidas ao Serviço Social, seguem uma lógica de organização do seu trabalho – estratégia deação – que pode ser percebida nas ações mais ou menos padronizadas que realizam, tanto no conjunto das equipes profissionais quanto individualmente.
As atividades de plantão foram identificadas pela autora como sendo uma atividade prioritária dos assistentes sociais em todas as unidades de saúde pesquisadas. Essa questão para ela crucial visto as características dos serviços prestados emplantão, características estas que, frequentemente, determinam a respeitabilidade, a subalternidade, a aceitação, a força e/ou a influência que o Serviço Social possa ter na unidade de saúde como um todo, na direção de suas ações e na qualidade dos serviços prestados aos usuários. A autora também salienta, que grande parte das atividades desenvolvidas nos programas e projetos tem a mesma característicadas atividades desenvolvidas no plantão.
Características do atendimento de plantão realizado pelos assistentes sociais:
Atendimento individual, realizado através de uma única entrevista, sendo raros os retornos ao mesmo serviço objetivando a continuidade ou acompanhamento da demanda apresentada;
Atendimento à demanda espontânea/livre, a demanda encaminhada pelos demais profissionais e/ouserviços da unidade de saúde e encaminhada por outras instituições;
Os profissionais realizam básicamente orientações (previdenciárias, acidentes de trabalho, programas assistenciais, quadro clínico do paciente internado), encaminhamentos (para recursos internos da unidade, inscrição nos programas, agilização de exames e/ou consultas médicas e para recursos comunitários e/ou institucionais); e em algunscasos, aconselhamento. Tais ações, burocratizadas, produzem uma atenção que não tem continuidade nem interna e nem externa à unidade de saúde.
Algumas solicitações de recursos materiais são atendidas pelo assistente social, que através de um processo burocrático de preenchimento de formulários, “distribui/repassa” ou possibilita acesso a alguns recursos (medicamentos, preservativos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE
  • Serviço Social na área de Saúde
  • serviço social e saude
  • SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE
  • Serviço social na sáude pública
  • Serviço social na saúde
  • Saúde mental e serviço social
  • Serviço social e saude mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!