RESUMO DE SENSAÇÃO, PERCEPÇÃO E CONSCIÊNCIA

Páginas: 13 (3250 palavras) Publicado: 14 de dezembro de 2014
RESUMO DE SENSAÇÃO, PERCEPÇÃO E CONSCIÊNCIA

Os estímulos externos vindos do meio ambiente que compõe o mundo a nossa volta detectados pelos sentidos humanos e interpretados pelos sentidos neurais, são chamados pelos psicólogos de sensação. Tais estímulos quando são selecionados e interpretados recebem o nome de percepção.
Os processos de sensação e percepção podem ser alterados emdecorrência a lesões celebrais ocorridos por acidentes. Sendo assim, o caminho sensação – percepção pode ficar comprometido. Além disso, se faz necessário uma estimulação mínima para detectar estímulos como: luz, som, odor, pressão, paladar e outros. Já estímulos que ficam abaixo do limiar absoluto são chamados estimulação subliminar. Alguns acreditam que as grandes marcas usam em forma de propaganda essaestimulação para influenciar pessoas a comprarem seus produtos sem necessariamente terem uma tomada de consciência, fazendo com que esses estímulos possuam poderes sugestivos extraordinários. Para outros porém, seus efeitos são ineficazes.
As portas para o processo de sensação e percepção são os sentidos do homem. Segundo Myers (2003), “Parte do nosso grande talento natural é a capacidade do nossocorpo de converter um tipo de energia em outro. Nosso sistema sensorial converte energia de estimulo em mensagens neurais”. Ele afirma o que atinge nos olhos não são cor, mas pulsos de energia eletromagnética que nosso sistema visual experimenta como cor. O comprimento de onda de luz, a distância entre um pico de onda e o próximo, cria sua tonalidade, ou seja, a cor com enxergamos, seja azul,verde e outros. Já sua intensidade, a quantidade de luz, determina a amplitude, ou a altura, percebida por nós como brilho. Isso tudo começa na captação dessa energia pela janela da mente que conhecemos como olho. Transformando energia luminosa em mensagens neurais.
Desta forma uma cena visual chega ao cérebro através dessas mensagens neurais e é subdividida em cor, profundidade, movimento e forma,sendo trabalhada em cada um de seus aspectos simultaneamente.
Vale aqui salienta a teoria criada por Young- Helmholtz que comprovou que a retina tem três tipos de receptores de cores, Teoria Tricomática, essas cores são o vermelho, verde, e o azul e as outras cores são percebidas pela estimulação e combinação dos cones receptores a essas cores primarias. As pessoas daltônicas têm ausência de conessensíveis a vermelho ou verde. Sua visão é dicromática, dificultando a distinção entre essas cores.
Apesar da maior parte do córtex cerebral humano está dedicada mais à visão do que a qualquer outro sentido, tornando-o dominante, fenômeno esse conhecido de captura visual, a audição é outro importante sentido especializado na captação de sons que tem frequência dentro de uma faixa que correspondea extensão da voz humana. Mas também altamente adaptado para sons sensíveis e fracos, bem como a diferentes sons, que nos capacitam a sermos seletivos em meio a milhares de vozes humanas, possibilitando o reconhecimento imediato da voz de quase todas as pessoas que conhecemos.
O som precisa de um meio para se propagar, por isso nossos ouvidos captam as vibrações ocorridas pela agitação dasmoléculas de ar e as transformam em impulsos nervosos que nosso cérebro codifica como sons. A amplitude dessas ondas sonoras determina a altura, assim como o comprimento ou frequência determina a altura do tom.
O tato é outro importante sentido de captação de estímulos externos, principalmente para o desenvolvimento. Uma vez que o toque proporciona a liberação do hormônio de crescimento, fatorimportantíssimo de desenvolvimento da criança e do adolescente. Não apenas isso, mais sobre a nossa pela estão espalhados milhões de sensores responsáveis por disparar alertas de estímulos como pressão, calor, frio e dor.
Essa última, dentro da normalidade, é nossa grande aliada, alertando- nos para os perigos externos que podem deteriorar o corpo. Porém, o cérebro pode interpretar mal a atividade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sensação e percepção
  • Sensação e Percepção
  • Sensação e Percepção
  • Sensação e percepção
  • Sensação e percepção
  • sensação e percepçao
  • Percepção e Sensação
  • sensação e percepção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!