RESUMO DE RESTAURAÇÃO, REINVENÇÃO E RECORDAÇÃO: RECUPERANDO IDENTIDADES SOB A ESCRAVIDÃO NA ÁFRICA E FACE À ESCRAVIDÃO NO BRASIL, DE JOSEPH C. MILLER.

5765 palavras 24 páginas
RESUMO DE RESTAURAÇÃO, REINVENÇÃO E RECORDAÇÃO: RECUPERANDO
IDENTIDADES SOB A ESCRAVIDÃO NA ÁFRICA E FACE À ESCRAVIDÃO NO BRASIL, DE
JOSEPH C. MILLER.
“O que estou propondo é historicizar a discussão que atualmente se coloca nos termos polarizados de “sobrevivências” da(s) cultura(s) africana(s) contra a “crioulização”. Perceber a maneira pela qual os africanos no Novo Mundo se moveram de um não problematizado Velho
Mundo, para sobreviver na igualmente não problematizada brutalidade de sua escravidão e da consequente exclusão imposta pelo racismo. Detectar “traços selecionados, abstraídos e reificados da África na América ou numa “etnicidade” vista com um tipo de projeção humanizada de “cultura, como o principal aspecto das maneiras pelas quais os africanos se identificavam, buscando medidas de respeito no interior da degradação provocada pela escravidão. [...] Ou seja, o debate ainda se apoia nas compreensões rudimentares do passado africano, de forma a poder identificá­lo com as teorias disponibilizadas pela escola moderna no continente, produzidas há mais de meio século.”
“Atualmente, [...] pesquisas sobre a história da África na antropologia histórica, que se utilizadas, permitirão nos movermos para além do entendimento do que os africanos podem ter criado, compreendendo como e porque eles o criaram, e nessas bases, conferindo maior complexidade e confiabilidade ao estudo sobre as experiências dos escravizados.”
“Uma atenção maior à experiência da escravidão propriamente dita no Novo Mundo permite­nos agora compreender e freqüentemente documentar como os comportamentos registrados dos escravizados expressaram esses outros sentidos de si próprios. Sentidos mais autônomos e mais africanos do que meras reações, adaptações ou assimilações às normas de seus senhores, algumas vezes até mesmo quando codificados em termos cristãos e europeus.
Talvez nenhum outro contexto histórico seja mais favorável do que a escravidão na destruição
ou

Relacionados