Resumo de Química

Páginas: 11 (2604 palavras) Publicado: 22 de julho de 2014
QUÍMICA

1. Tipos de Matéria

- Substância Pura Simples: é quando a molécula da substância é formada por um único tipo de atómo. Um exemplo é o gás oxigênio. O2. Sim, tem 3 átomos, mas apenas 1 TIPO de átomo, que é o oxigênio.

- Substância Pura Composta: quando a molécula é formada por mais de um tipo de átomo. Por exemplo, a molécula da glicose (C6H12O6), tem 3 TIPOS de átomos:carbono, hidrogênio e oxigênio.

Então, como podemos ver, a substância pura sempre é aquela que só tem um tipo de molécula. Se pegarmos um copo de água pura, por exemplo, vai ter só H20. Mas se misturarmos sal à água, vai deixar de ser só H20 e vai passar a ser uma mistura, com mais de um tipo de molécula.

- Mistura: matéria formada por mais de um tipo de molécula, ou seja, por meia de um tipode substância. Ex: ar atmosférico, água do mar.

------------###--------------

Átomo: é a menor parte de matéria encontrada na natureza. (sim, ela pode ser dividida em elétrons, protons e neutrons mas para isso tem que ser feita uma divisão atômica, e isso não é encontrado na natureza, é algo provocado). O gás oxigênio, esse que respiramos, é formado por dois ÁTOMOS de oxigênio.Molécula: é o conjunto de átomos, mas não apenas isso. A molécula é a menor parte de uma substância pura que mantém as propriedades específicas desta substância. Então vamos supor que a gente tem água. Um copo d'água. Aí pegamos um conta-gotas e retiramos uma pequena gota de água. Dividimos essa gota em mínimos pedaços... A menor forma que nós podemos deixar a água é uma molécula de H20. Pois de dividirmosmais, ela muda. Fica H0, ou H2, ou só 0, sei lá. Deixa de ser água.

Elemento Químico: é o nome dado aos átomos. O átomo é uma matéria, é como eu disse, a menor parte de matéria encontrada na natureza. E o nome dado a esse átomo vai ser o seu elemento químico. Por exemplo, novamente, oxigênio. Oxigênio é o elemento químico, é o nome que foi dado para esse átomo que encontraram.

SímboloQuímico: todo elemento químico pode ser representado por um símbolo químico, que é como uma "abreviatura" do elemento químico. O elemento químico "oxigênio" pode ser representado pelo símbolo químico O; H representa o elemento químico hidrogênio, etc. Há algumas regras para a criação de um símbolo químico: Ele sempre tem que ser representado por uma letra maiúscula e se tivr necessidade deacrescentar uma segunda letra, essa tem que ser minúscula. E além disso a letra usada pra representar tem que ser derivada do nome do elemento escrito em latim. "C" já é símbolo químico de "carbono", então o cloro, ou em latim "clorum", teve que ser representado por suas letras: "Cl". A primeira sempre maiúscula e a segunda minúscula.

Fórmula Química: É a representação da molécula, é a fórmula queusamos pra representá-la, informando os elementos químicos e número de átomos de cada um deles.

Então, revendo:

C6H12O6 é a fórmula química da molécula da glicose. "C", "H" e "O" são os símbolos químicos que estão representando os respectivos elementos químicos: carbono, hidrogênio e oxigênio. Estes elementos químicos, por sua vez, são os nomes dados aos tipos de átomos encontrados nessamolécula. O número que vem ao lado de cada um deles é o seu número atômico, pra indicar a quantidade de átomos daquele tipo têm.

2. Propriedades Específicas da Matéria

As propriedades específicas de uma matéria são aquelas que a caracterizam. São propriedades que só aquela matéria vai ter. Dessa forma, se vermos uma substância e não soubermos identificá-la, podemos testar as propriedadespara saber qual ela é, e dessa forma também diferenciar de outras. Temos 3 tipos de propriedades específicas: físicas, químicas e organolépticas.

Propriedades Físicas: que não alteram a composição química da matéria, ou seja, continua sendo a mesma substãncia, só que de outra forma. Por exemplo, o etanol. Seu ponto de ebulição é 78,37°C. Nenhuma outra matéria vai ter o mesmo ponto de ebulição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo química
  • resumo de química
  • RESUMO QUIMICA
  • resumo quimica
  • RESUMO QUIMICA
  • Resumo Quimica
  • Resumo de química
  • Resumo quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!