Resumo De Psicologia No Limite Do Sil Ncio 3 Semestre Prof

399 palavras 2 páginas
FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Lígia Priscila Pitta
RA 5725110
3º A Noturno sala 701 A
Psicologia Aplicada
Prof. Leandro

São Paulo, 10 março de 2013.

Relatório sobre o filme “ No limite do silêncio” exibido em sala de aula em 05/03/2013.

Estória de um adolescente que vivia em um abrigo para órfãos e que tinha problemas de relacionamento com a figura feminina.
No contexto também tinha um psicólogo, psicanalista e escritor muito conceituado e uma assistente social que era responsável pelo adolescente.
A estória se passe em um orfanato para órfãos, a cidade não foi mencionada no filme.
Tomy era um adolescente que foi abusado sexualmente por sua mãe na infância, e sua mãe foi morta pelo seu pai que ao chegar em casa e presenciar o fato. Bábara, assistente social que era responsável pelo adolescente foi à procura do Doutor Hanter, psicólogo solicitando ajuda pois não tinha a certeza de que o adolescente era capaz de ser liberado para viver sozinho e em sociedade, por sua vez o psicólogo negou no início por não clinicar mais, mas acabou a aceitando e se envolvendo no caso.
O que percebi neste filme de pontos negativos, foi que a assistente social usou de artifícios anti - éticos para convencer o psicólogo à ajuda-la, uma vez que o trabalho dela é de fazer a análise de conjuntura ( relatório) e encaminhar ao Juiz, não cabe á ela ir buscar recursos de terceiros para tal tarefa.
O psicólogo também consulta o adolescente em local indevido ( no próprio orfanato) e com muito pouco para avaliações e envolve a família do mesmo, sem a permissão dele. Acaba se envolvendo emocionalmente com o adolescente e o compara com o seu filho que se suicida dois anos antes.
Vemos assim uma sucessão de erros de ambos profissionais, que infelizmente envolvem sentimentos e acabam tendo uma relação de carinho e amizade com o usuário/paciente.
Os pontos positivos na minha opinião foi que; por insistência e experiência do psicólogo em investigar a morte e a

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • Manual De Direito Administrativo Jos Dos Santos Carvalho Filho 2014
    649433 palavras | 2598 páginas