resumo de Psi.Social

2090 palavras 9 páginas
IDEOLOGIA
Sentindo positivo ou neutro: um conjunto de valores, ideias, filosofias de uma pessoa ou grupo.

Sentido negativo ou critico: constituído pelas ideias distorcidas, enganadoras, mistificadoras; seriam as meias mentiras, algo que que ajuda a obscurecer a realidade e a enganar as pessoas

Dimensão material concreto: é exemplificada pela concepção descrita por Marx, onde a ideologia é definada como sendo "as ideias das classes dominantes". Por serem da classes dominantes, já seria ideologia.

Dimensão dinâmica pratica: a ideologia é vista como uma determinada pratica, um modo de agir, uma maneira de se criar, produzir ou manter relações sociais. A função da ideologia seria também a produção, reprodução e transformação das experiencias viitais, na construção da subjetividade.

1- Sentido positivo e como algo materia. Ex: Mannheim "a ideologia é algo positivo e concreto, com as cosmovisões das pessoas".

2- Algo positivo, mas como um pratica. ExTherborn " a ideologia como uma maneira de se criar e manter relações sociais, sejam elas do tipo que forem".

3- Algo negativo, mas algo concreto. Ex: Marx "as ideias das classes dominantes".

4- Algo prático. Ex Thompson "uma prática que serve para criar, ou manter, relações assimétricas, desiguais, injustas.

Thompson

Ideologia assume a dimensão de uma prática, de um mode de operação, de uma estratégia de ação.
Essa nova concepção afasta a atenção as ideias abstratas de doutrinas filosóficas e teóricas, concentrando-se nas maneiras como as formas simbólicas são usadas e transformadas em contextos sociais específicos. Nos obriga a examinar as maneiras como as relações sociais são criadas e sustentadas por formas simbólicas.
Estudar a ideologia é estudar as maneiras como o sentido serve para estabelecer e sustentar relações de dominação. (os fenômenos não são ideológicos em si, eles precisam estar situados em um contexto sócio-histórico, onde eles passam a estabelecer e sustentar relações de

Relacionados