Resumo de "Os estabelecidos e os outsiders" de Norbert Elias e Scotson

Páginas: 9 (2075 palavras) Publicado: 28 de junho de 2014
Universidade Federal de Juiz de Fora
Mestrado em Ciências Sociais
Antropologia das Sociedades Complexas Seminário 2 – Resumo
Profª Rogéria Dutra
Aluna: Marina Cápua Nunes


RESUMO:
ELIAS, Norbert. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

O livro “Os estabelecidos e os outsiders” de Norbert Elias teve sua primeira edição publicada no ano de 1965, como destaca oapresentador desta edição brasileira Frederico Neiburg, trata-se da única obra etnográfica daquele autor. O trabalho de campo surgiu a partir de um projeto de pesquisa com relação à delinquência juvenil que o coautor do livro, Jonh Scotson, já vinha realizando na, ficticiamente nomeada, região inglesa de Winston Parva, aonde ambos autores permaneceram três anos observando no final da década de 1950.Classificado na época por “estudos de comunidade” este trabalho não desfrutou da mesma atenção que lhe é dada hoje em relação ao ano de sua publicação, na década de 1960 as Ciências Sociais estavam fortemente ancoradas pela perspectiva estrutural-funcionalista, que preconizava as análises macrossociais na busca por modelos explicativos mais gerais, que visavam a formulação de teorias queabarcassem análises em grande escala. Atualmente “Os estabelecidos e os outsiders” pode ser considerado um dos primeiros trabalhos que registram etnografias em meio urbano.

Elias (2000) organizou a escrita desta obra em oito capítulos, no primeiro traça considerações acerca da sua opção metodológica que era considerada inferior à vigente da época como apresentamos. E a partir do segundo capítuloinicia sua descrição em conjunto com sua análise etnográfica sobre a região de Wiston Parva para esboçar sua teoria sobre a figuração estabelecidos-outsiders. Desta forma, no segundo capítulo, fornece-nos um panorama de como se constituíram as relações de vizinhança a partir do início da ocupação desta mesma região apresentando a formação de três zonas que a comporiam e fornecendo mais detalhes sobrecada uma nos capítulos seguintes. Assim dedica os capítulos de três a cinco a Zona 1 e Zona 2, no sexto se detém a Zona 3, no sete faz observações sobre a fofoca, no oitavo se prende a falar mais detidamente sobre os jovens da região de Wiston Parva, e por fim apresenta sua conclusão.

Passaremos agora mais detidamente pelos capítulos apresentados destacando pontos mais relevantes da obra,antes contudo, é preciso explicar os termos em questão que intitulam o livro, estabelecidos (establishment e established) refere-se, como bem explicita Neiburg, àqueles grupos que usufruem de uma condição de prestígio e poder, aqueles que se autopercebem e são percebidos como “o melhor” servindo de exemplo de moral e valor para os demais que o circundam. Outsiders pode-se dizer que é oposição aoprimeiro, ou ainda os que estão fora do grupo considerado “o melhor”, não há autopercepção enquanto grupo, sua coesão social em termos de compartilhamento de valores e tradições é inexistente, não há laços sociais.

Retomando os capítulos, no primeiro Elias explicita seu método argumentando a partir de seu campo em Winston Parva, até mesmo porque, como salienta os autores no prefácio, foram ascondições específicas desta pesquisa que lhes permitiram propor outras perspectivas metodológicas como alternativas ás vigentes. A primeira consideração se deu com relação ao critério de classe social, em contraste com as perspectivas metodológicas vigentes a pesquisa em Winston Parva apontou outro critério como determinante de segregação social, que foi o tempo de ocupação das zonas. Embora a Zona 1diferia-se das demais por seus habitantes serem de uma classe mais superior, o principal foco da segregação ocorria entre as demais, mesmo que elas se constituíssem com a mesma classe operária. A Zona 2 possuía mais prestígio e poder em relação à Zona 3 justamente porque foi a primeira das três a ser habitada.

Ainda neste capítulo Elias faz uma crítica aos métodos de pesquisa quantitativos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha crítica: Os estabelecidos e os Outsider
  • Guia de leitura estabelecidos e outsiders- norbert elias
  • Os estabelecidos e os outsiders mozart: sociologia de um gênio norbert elias por ele mesmo a peregrinação de...
  • Resumo de sociologia processual de norbert elias
  • Resumo Norbert Elias, A sociedade dos indivíduos
  • os estabelecidos e os outsider
  • Os Estabelecidos e os Outsiders
  • Os estabelecidos e os outsiders

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!