Resumo de história da engenharia no brasil

Páginas: 5 (1180 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2013
Resumo: História da engenharia no Brasil

A École Nationale des Ponts et Chaussés, fundada em Paris em 1747, por iniciativa de Daniel Trudaine, parece ter sido o primeiro estabelecimento de ensino, em todo o mundo, onde se ministrou um curso regular de engenharia, e que diplomou profissionais com esse título. Da mesma época é a École Nationale Supérieure des Mines, também de Paris, que formavaengenheiros de minas. O nome de engenheiro civil teria sido usado, pela primeira vez, pelo engenheiro inglês John Smeaton – um dos descobridores do cimento Portland – que assim autodenominou em fins do Século XVIII. Em 1818 fundou-se em Londres o Instituto de Engenheiros Civis, com a principal finalidade de defender e prestigiar o significado da profissão, ainda desprezada e mal compreendida,mesmo nos centros mais avançados do mundo.
Os construtores antigos, mesmo tendo realizado muitas obras difíceis e audaciosas, contavam principalmente com uma série de regras práticas e empíricas, sem base teórica, embora tivessem evidentemente, em muitos casos, exata noção de estabilidade, equilíbrio de forças, centro de gravidade etc. As obras que fizeram, muitas das quais até hoje causam admiração,são muito mais fruto do empirismo e da intuição, do que de cálculo e de uma verdadeira engenharia, como entendemos atualmente.
Leonardo da Vinci e Galileu, nos Séculos XV e XVII, podem ser considerados como os precursores da engenharia científica. Leonardo fez a primeira tentativa de aplicar a estática para a determinação das forças atuando em uma estrutura simples, ou seja, a primeira aplicaçãoda matemática à engenharia estrutural. Galileu publicou, em 1638, o famoso livro As Duas Novas Ciências, que trata, entre outros assuntos, da resistência de vigas e de colunas, sendo assim o primeiro livro, em todo mundo, no campo da resistência dos materiais.
Daí por diante, aos poucos a engenharia foi se estruturando, à medida também que se desenvolviam as ciências matemáticas, mas somente noSéculo XVIII foi possível chegar-se a um conjunto sistemático e ordenado de doutrinas. Primeira base teórica da engenharia:
• A Lei de Hooke: princípio básico da resistência dos materiais, é de 1660;
• Descoberta de Newton e Leibniz em 1674: o cálculo infinitesimal, ferramenta fundamental da análise matemática;
• Em 1729, publica-se a primeira edição dolivro La Science des Ingénieurs, do engenheiro militar francês General Belidor, que teve muitas edições e foi um texto clássico.
Os estudos de Bernouilli, de Euler e de Navier, que fundaram a hidrodinâmica e a teoria das estruturas, são de meados do Século XVIII e início do XIX. Em 1798, é publicado o livro de Girard, primeiro livro especificamente a tratar da resistência dos materiais.
Aengenharia moderna nasceu dentro dos exércitos; a descoberta da pólvora e depois o progresso da artilharia, obrigaram a uma completa modificação nas obras de fortificação, a partir do Século XVII, passaram a exigir profissionais habilitados para o seu planejamento e execução. A realização de obras que fossem ao mesmo tempo sólidas e econômicas e, também, estradas, pontes e portos para fins militaresforçou o surgimento dos oficiais engenheiros e a criação de corpos especializados de engenharia nos exércitos.
Em Portugal, desde o início do Século XVIII já havia começado um surto de progresso da engenharia e ciências afins (astronomia, cartografia, etc.), por iniciativa do Rei D. João V, que queria recuperar o atraso em que o país se encontrava. Para esse progresso muito contribuíram Manoel deAzevedo Fortes, engenheiro-mor do reino, e o Colégio de Santo Antão, dirigido pelos padres jesuítas, no qual, desde o Século XVI, havia a Aula da Esfera, onde se ensinava matemática aplicada à navegação a às fortificações, onde contribuiu para o surgimento de muitos engenheiros militares no Brasil-Colônia.
Em 1795, funda-se em Paris, por iniciativa de Gaspard Monge e de Fourcroy, a famosa École...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A História da Engenharia no Brasil
  • Historia da Engenharia Civil no Brasil
  • Historia da Engenharia de Produçao no Brasil
  • Historia da engenharia no brasil
  • História da Engenharia no Brasil
  • HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA NO BRASIL
  • Historia da Engenharia de produção no brasil
  • A História da Engenharia no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!