Resumo de Fund.Educ.III

2473 palavras 10 páginas
Descobrimento do Brasil e a colonização Portuguesa. Estratégias dos Portugueses para colonizar o Brasil.
CAPITANIAS HEREDITÁRIAS
Entre 1534 e 1536 o rei de Portugal, D. João III, doou as terras do atual litoral brasileiro. Cada donatário recebia uma vasta porção de terra e direitos para exercer amplos domínios sobre os colonos que nela fossem viver. Foi uma tentativa de ocupar a terra semgrandes despesas. Catorze foram os lotes distribuídos a doze donatários
Os donatários, aqueles que recebiam uma capitania hereditária, enfrentavam várias dificuldades. Tratava-se de uma empresa cara e perigosa. Imagine um grupo de homens, chegando com suas ferramentas emantimentos, sem poder contar com nenhuma forma de socorro, tendo de construir as suas moradias, defender-se dos ataques dos índios, derrubar a mata e preparar o solo para cultivo, tudo isso numa região desconhecida. Esse era o desafio, e a maioria dos donatários não conseguiu superá-lo. Aliás, muitos sequer tentaram.
Em 1549, chegou ao Brasil o primeiro governador-geral: Tomé de Souza. Ele vinha com a tarefa de construir uma cidade para sediar a nova administração. A Coroa fincava em terras brasileiras um representante direto. A partir daquele momento, as questões de justiça, de cobrança de impostos e de segurança estariam a cargo do governador-geral. Ele tinha autoridade para resolver as questões que anteriormente só encontravam solução em Portugal.

CANA DE AÇÚCAR
Definição. Monocultura é a produção ou cultura de apenas uma especialidade agrícola.
Exemplos e características. A monocultura geralmente ocorre nos latifúndios (grandes propriedades agrícolas com baixa produção). Exemplo: Numa fazenda ocorre apenas a produção de soja.
Quando um país é monocultor, não é algo positivo, pois ele ficará dependente apenas deste produto. Quando o preço no mercado internacional cai, a demanda diminui ou ocorrem alterações climáticas que prejudicam a produção, a economia do país fica vulnerável.
Monocultura na

Relacionados