Resumo De Fontes Hisotircas Prof Allan

286 palavras 2 páginas
Bruna Sutil- 1° periodo.
BARROS, Jose D'assunção. Fontes Históricas:revisitando alguns aspectos primordiais para a pesquisa Histórica.
A fonte Histórica : é tudo aquilo que é produzido pelo homem ou trazendo da sua interferencia,que nos da a possibilidade de ter acesso ao passado.Nesse sentido então, são fontes hitoricas os documentos textuais ,como tambem outros que nos forneça um testemunho ou discurso sobre o passado.
Nesse caso entra tambem como fontes os vestigios arqueologicos e outras fontes de cultura material.A informação sobre o desenvolvimento fisico de um ser humaano,que tambem conhecido como genoma humano,fizeram da genetica uma fonte muito util,e ainda permitiu que os historiadores tivessem mais a acesso sobre a vida humana sobre a terra.Segundo o autor a partir do seculo XX,quando a gerografia passou a atuar com a Historia,mesmo uma paisagem natural passou a ser encarada como uma possibilidade documental.
Pode se dizer que permitem que se abordem como fonte historicas as evidencias,e herença não material,sem nenhum tipo de suporte concreto ou fisico.
Nos dias de hoje praticamente nao tem limites para um historiador ,quando a possibilidade de se tornar qualquer coisa uma fonte historica.Gestos pode se tornar uma referencia do passaodo,o autor citou o habito de cumprimentar tirando o chapeu,que são atitudes medievais.Assim existia certos habitos,de expressar na vida cotidiana e na pratica ,que se encontra fontes,um testemunho ou evidencias do passado.
O crescimento dos documentos foi uma conquista aos historiadores,ele criava perspectivas e passava a dispor de novos metodos.
Dessa forma as fontes é muito importante para o trabalho de um historiador,mas estão muito distante de ser o suficiente para poder adquirir todas as informações que precisam para o seu trabalho.

Relacionados