Resumo: DE FLORENCE NIGHTINGALE ÀS PERSPECTIVAS ATUAIS SOBRE O CUIDADO DE ENFERMAGEM: A EVOLUÇÃO DE UM SABER/FAZER

624 palavras 3 páginas
Resumo: DE FLORENCE NIGHTINGALE ÀS PERSPECTIVAS ATUAIS SOBRE O CUIDADO DE ENFERMAGEM: A EVOLUÇÃO DE UM SABER/FAZER
Conforme o artigo quando falamos em Enfermagem nos dias atuais implica em uma releitura das ideias de Florence Nightingale, precursora da Enfermagem Moderna, as quais vêm sendo cada vez mais exploradas e criticadas por diversos autores de Enfermagem, que procuram entender e explicar os fundamentos de algumas questões que vivenciamos atualmente em nossa prática, principalmente no cenário hospitalar que permanece com um maior quantitativo de profissionais de enfermagem.
As técnicas de Enfermagem foram às primeiras expressões da evolução do saber, sendo que após surgiram os princípios científicos e as teorias mais contemporâneas. A Enfermagem possui tempo de surgimento, mas suas teorias surgiram há pouco tempo. Somente no século XX os profissionais iniciaram estudos para o desenvolvimento de suas teorias.
Após 1950, em razão das mudanças na formação educacional, que os profissionais de enfermagem passaram a receber o título de bacharelado, e isso desencadeou o surgimento das primeiras teorias de enfermagem, como uma estratégia para a criação de um espaço de conhecimentos próprio.
O estudo das teorias de Enfermagem representa uma ampliação de conceitos e formas de cuidado, no entanto estas causam questionamentos e muitas dúvidas sobre as diversas formas de cuidado, de antigamente até a nova forma de saber.
O saber em enfermagem é analisado em bases pragmáticas e empíricas, pela busca de sua possibilidade tecnológica para a realização de trabalhos, cujos resultados sejam previsíveis e avaliáveis
Dessa forma, a Enfermagem, ao passar dos anos como profissão, passou por vários estágios e momentos em relação ao cuidado da pessoa doente ou saudável. Assim, a visão da profissão, em relação às concepções de saúde/doença, acompanhou diversas correntes e modelos, entre estes o modelo religioso, o modelo biomédico e, mais recentemente, o modelo dos

Relacionados