Resumo de escolas literárias Brasileiras

Páginas: 3 (728 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
Quinhentismo:

O Quinhentismo foi um período literário que abrangeu todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, p ossui ideias relacionadas ao Renascimentoe durante o século XVI.
O cidadão brasileiro encontrava no quinhentismo semelhante dicotomia: a literatura informativa, que se voltava para assuntos de natureza material (ouro, prata, ferro,madeira) feita através de cartas dos viajantes ou dos cronistas e a literatura dos jesuítas, que tentavam inserir a catequese.


Barroco:

Grande parte da população era analfabeta e a transmissão decultura era baseada quase toda na oralidade, a imprensa era proibida, manuscritos eram raros pois o papel era custoso, e só circulavam livros que haviam passado pela censura do governo, principalmentevidas de santos, catecismos, uns poucos romances inocentes de cavalaria, lunários e almanaques, compêndios de latim, lógica e legislação, de modo que além de os leitores serem poucos, quase não havia oque ler.

Neoclassicismo:

O Neoclassicismo no Brasil deve seu florescimento à influência européia, onde era cultivado desde meados do século XVIII. Seus primeiros sinais apareceramna literatura e arquitetura, mas somente no início do século XIX, a partir das preferências da corte portuguesa, instalada no Rio de Janeiro desde 1808, ela se tornou uma espécie de "estilo oficial", passando asobrepujar em mais larga escala a arraigada tradição barroca.
O Neoclassicismo se caracterizou pela ênfase no racionalismo, no equilíbrio, na ordem, na moderação e na economia, e teve como inspiraçãobásica o legado cultural da Antiguidade Clássica, de onde deriva seu nome, também incorporando a interpretação renascentista daquele legado, mais os princípios sociais e éticos renovadores dafilosofia iluminista.

Romantismo:

A primeira geração do Romantismo destaca-se na tentativa de diferenciar o movimento das origens européias e adaptá-lo, de maneira nacionalista, à natureza exótica e ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Escolas Literárias
  • Resumo das Escolas Literarias
  • Resumo das Escolas Literarias
  • Resumo Escolas Literárias
  • Resumo as escolas literárias
  • Resumo Escolas Literarias
  • resumo das escolas literárias
  • As escolas literárias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!