Resumo de economia brasileira contemporânea

Páginas: 120 (29846 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
Resumo de Economia Brasileira Contemporânea

Aula 1 - Milagre econômico: afinal, do que se trata?

- O crescimento da economia no pós-guerra foi feito com a substituição de trabalho por tecnologia. Não houve desemprego, porque o crescimento da produção era muito intenso e utilizava mais força de trabalho. Também aconteceu a reestruturação e a reforma do capitalismo, sendo possível alcançar ocrescimento econômico.
- Houve foi um consenso político envolvendo o Estado, os patrões e os trabalhadores. Cada parte assumia responsabilidades e recebia a sua contrapartida. Os patrões assumiam o compromisso de pagar salários crescentes, desde que pudessem ter seus lucros também crescentes. Os empregados assumiam a responsabilidade de contribuir para o processo produtivo, desde que tivessemsalários crescentes e outros benefícios, como por exemplo, a previdência social. O Estado assumia o compromisso com o pleno emprego e a redução da pobreza, comprometendo-se com uma política de bem-estar social, desde que pudesse receber governos estáveis politicamente.
- O consenso político previa a combinação de aumentos de salários com aumentos dos lucros, e para isso tinha de ter produtividade.Somente com ganhos contínuos de produtividade seria possível aumentar os salários e lucros, sem ter de aumentar os preços. O uso da tecnologia foi importante para alcançar essa produtividade. Caso contrário, os preços teriam de aumentar ou os aumentos de salários espremeriam os lucros. Os aumentos de salários serviam para dar poder de compra aos trabalhadores, para que pudessem consumir a produçãoem massa. Aumentos de preços iriam corroer o poder de compra. Por isso é que se diz que o crescimento da produtividade, viabilizado pelo desenvolvimento tecnológico, foi a chave para abrir as portas do consenso político.
- PIB de um país: soma de todas as riquezas produzidas nesse país.
- Elevadas taxas de crescimento do PIB por vários anos consecutivos passa a caracterizar um milagre econômico.- Melhor trajetória para um milagre econômico em seu país: quando a taxa média de crescimento do PIB é maior, com crescimento mais acelerado (taxas maiores) e por período mais longo.

Aula 2 - O milagre econômico brasileiro

- No período de 1968 a 1973, o Brasil registrou elevadas taxas de crescimento do seu produto interno bruto (PIB), caracterizando assim o chamado milagre econômicobrasileiro.
- Características do milagre econômico brasileiro que provocaram o crescimento econômico acelerado: (1) participação do Estado; (2) produção do setor de bens de consumo duráveis; (3) reformulação do sistema financeiro; (4) presença dos capitais externos; (5) programa de exportação; (6) aumento da taxa de lucro; e (7) aumento da renda familiar.
- Houve aumento da participação do Estado naeconomia de diferentes formas. Na esfera produtiva, o Estado se fez muito presente na área da mineração, siderurgia, petroquímica e hidroelétrica.
- Por que o Estado foi atuar nas áreas de mineração, siderurgia, petroquímica e energia: Porque o Estado foi produzir nas áreas em que a oferta não era suficiente para atender à demanda e porque não havia maior interesse do capital privado por essasáreas. Seja porque o volume de investimento necessário era muito alto, seja porque os riscos aí presentes eram considerados elevados pelo capital privado.
- Como essa produção realizada pelo Estado contribuiu para aumentar os lucros do setor privado nesse período? na medida em que o Estado vendia para o setor privado a preços baixos a produção por ele gerada. Com isso, oferecia a sua parcela decontribuição para o processo de acumulação ampliada do capital no Brasil.
- Essa participação na esfera produtiva cumpria dois papéis: eliminava os pontos de estrangulamento da oferta , ao ocupar os espaços deixados pelo setor privado; e repassava esses produtos a preços baixos para o setor produtivo privado, o que permitia ao setor privado obter lucros maiores, ampliando o ritmo da acumulação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo economia brasileira contemporânea
  • A economia brasileira e as organizacoes contemporaneas resumo
  • RESUMO PROVA ECONOMIA CONTEMPORANEA BRASILEIRA
  • Resumo de economia brasileira contemporânea do psi ao milagre
  • Economia brasileira contemporânea
  • AD2 de Economia Brasileira Contemporànea
  • Economia Brasileira Contemporanea (Greamaud)
  • A economia brasileira contemporanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!