Resumo de direito previdenciário

Páginas: 4 (928 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2012
RESUMO DE PREVIDENCIÁRIO – Questões da prova do noturno.

1 - Qual o objetivo da seguridade social?


Os objetivos da seguridade social, conforme previsto no texto constitucional, visam aimplementação de políticas públicas, destinadas ao atendimento nas áreas de saúde pública, assistência social e previdência social.
A Previdência Social organizada sob a forma de um sistemacontributivo e de filiação obrigatória, concederá benefícios visando a cobertura dos riscos doença, invalidez, morte, idade avançada, proteção à maternidade e à família.
As políticas de saúdepública deverão garantir gratuitamente a toda a população brasileira o acesso aos serviços de saúde pública. Por serviços de saúde pública, dentre outros, entende-se o direito à vacinação, medicamentos dealto custo e uso prolongado, consultas, internações e procedimentos hospitalares, bem como a prevenção de doenças.
As políticas de assistência social, nos termos do artigo 202 do textoconstitucional destinam-se a amparar, gratuitamente, as camadas sociais menos favorecidas, através de programas e ações de proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, bem comopromoção de integração ao trabalho, habilitação e reabilitação e integração na vida social de pessoas portadoras de necessidades especiais.

2 - Qual a principal diferença da previdência social, parasaúde pública e assistência social?

Constituição Federal Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadasa assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
Conforme elucida a CF/88, o objetivo da Seguridade Social é assegurar saúde, previdência e assistência. Assim,Seguridade Social é gênero e Saúde, a Previdência e a Assistência Social são espécies.
Saúde e Assistência Social são gratuitos e direito de todos, já a Previdência Social depende das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Direito Previdenciário
  • Resumo de Direito Previdênciário
  • Direito previdenciario resumo do euvoupassar.com
  • Resumo
  • Resumo de direito previdenciário
  • Resumo direito previdenciário
  • Resumo Previdenciário
  • Direito previdenciário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!