Resumo de Comunicação Empresarial

Páginas: 7 (1689 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Módulo I – Artigo I
*Falhas de comunicação levam a conflitos pessoais; as pessoas passam a maior parte do tempo se comunicando, escrevendo, lendo, falando e escutando.
* A falta de comunicação eficaz gera mal desempenho de um grupo.
* A comunicação, além de transmitir um significado, precisa ser compreendida. Comunicação = transferência de significado + compreensão do significado
* Naprática, a comunicação perfeita nunca é obtida.
FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO
*São 4: controle (comportamental) ; motivação; expressão emocional; informação
* Controle: empresas e organizações são hierárquicas e têm orientações formais a serem seguidas pelos seus colaboradores. A comunicação exerce a função de controle quando exige que seus funcionários reportem problemas de trabalho a seus superiores,seguindo à risca suas instruções e adequando-se às políticas da empresa. A comunicação informal também exerce a função de controle. Um bom exemplo é de funcionários que reclamam de alguém que trabalha demais, fazendo-os parecerem preguiçosos.
* Motivação: esclarecendo para os funcionários o que deve ser feito, avaliando seu desempenho e dizendo o que fazer para melhorá-lo, a comunicação passa ater uma função motivacional. Estabelecer metas, posicionar funcionários em relação ao seu cumprimento e reforçar o comportamento desejável (= controle) estimulam a motivação e requerem comunicação.
* Expressão emocional: na medida em que o grupo de trabalho é a principal fonte de interação social, a comunicação dentro dele acaba se tornando um mecanismo fundamental para que os funcionáriosexpressem frustrações e satisfações.
* Informação: a comunicação proporciona informação e é através dela que pessoas e grupos tomam decisões e avaliam alternativas.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
A necessidade de comunicação começa de um propósito. O emissor (ou fonte) envia uma mensagem ao receptor. É o emissor quem determina se o canal de envio será formal ou informal. A mensagem é codificada, ouseja, convertida em formato simbólico e transmitida através de um canal, ou mídia, até o receptor que a decodifica.
Exs: Quando falamos, a FALA é a mensagem; quando escrevemos, o TEXTO é a mensagem.
*Canais formais: são estabelecidos pela organização e transmitem mensagens relacionadas ao trabalho de seus colaboradores.
*Canais informais: transmitem mensagens pessoais ou sociais; sãoespontâneos e individualmente escolhidos.
O feedback verifica o sucesso na transmissão e compreensão da mensagem.
Módulo I – Artigo 2
Comunicação integrada – discurso ou realidade estratégica
Há dois possíveis cenários nas empresas que dizem colocar em prática os recursos de comunicação empresarial.
Cenário 1 – departamentos de mkt com políticas de comunicação dispersas e desarticuladas, RP(relações públicas que faz a parte institucional) e RH (comunicação interna) não se integram. Não há comunicação integrada como parte da gestão estratégica da empresa.
Cenário 2 – há comunicação integrada entre os departamentos, correspondendo à gestão estratégica da empresa, ou seja, a comunicação empresarial é um instrumento estratégico e integrado na estrutura organizacional.

A partir dos anos 90,as empresas vêm precisando promover mudanças significativas de relacionamento e comunicação com seus mais diversos públicos. Observa-se a ausência de comunicação empresarial integrada em função de uma cultura empresarial que não é propícia às mudanças de gestão. É fato que a dificuldade em integrar Jornalismo, Relações Públicas, Propaganda e Marketing faz com que a comunicação empresarial figurecomo “discurso” em determinadas companhias e não como instrumento estratégico efetivo da política empresarial.
O cenário da falta de comunicação empresarial integrada efetiva nos leva a concluir que as relações e processos de gestão permanecem rígidos, mecânicos, obedecendo sem grandes questionamentos à hierarquia dominante.
O problema vigente é como inserir conceitos como inovação,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo: comunicação empresarial
  • Resumo O que é comunicação empresarial
  • Resumo comunicação empresarial
  • COMUNICAÇAO EMPRESARIAL COMUNICAÇAO EMPRESARIAL
  • Resumo Comunicação Empresarial versus Comunicação Organizacional: novos desafios teóricos
  • Comunicação empresarial, comunicação institucional
  • Comunicação empresarial
  • Comunicação Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!