Resumo de Biologia Anelidea

954 palavras 4 páginas
Filo Annelida

O Filo Annelida reúne os animais com estrutura corporal cilíndrica e segmentada, com evidentes anéis externos, também subdivididos internamente (verdadeira metamerização).

Esses invertebrados com simetria bilateral possuem três folhetos embrionários (triblásticos), e uma cavidade geral do organismo denominada de celoma.
Na superfície externa de algumas espécies, na cutícula epidérmica, existem pequenos pelos (cerdas) que dão sustentação durante a locomoção, sendo a quantidade desses filamentos um critério utilizado na diferenciação dos organismos.

São animais exclusivamente de vida livre, com ampla distribuição geográfica, ocupando ecossistemas terrestres e aquáticos, de água doce ou salgada.

Exemplo de organismos: minhoca, um oligoqueto (poucas cerdas) com hábito terrestre; nereis, um poliqueto (várias cerdas) com hábito marinho; e sanguessuga, um hirudíneo (sem cerdas) encontrado em água doce.

Estes fatos não são alheios ao seu sucesso evolutivo, pois como animais de corpo mole que são, apossui a presença do celoma cheio de líquido, funciona como esqueleto hidrostático, sendo usado como zona de aplicação da força das camadas musculares.
A compartimentalização do celoma aumenta a precisão dos movimentos pois pode-se aplicar pressão sobre diferentes zonas do líquido. Ondas de contracção muscular, controladas pelo sistema nervoso, passam pelo corpo, alongando e contraindo alternadamente grupos de segmentos, forçando o corpo do animal a deslocar-se.
Os anelídeos podem ser terrestres (solo húmido) como as minhocas; marinhos como os vermes poliquetas, que podem ser encontrados junto das praias ou em águas profundas, ou de água doce, como as sanguessugas. Podem, ainda, ser de vida livre, comensais de outros animais aquáticos ou ecto e endoparasitas.
O sistema digestivo é completo e apresenta diferentes regiões especializadas, nomeadamente:
Faringe sugadora;
Papo;
Moela - esmaga o alimento, actuando como os dentes, realizando uma digestão mecânica;

Relacionados

  • Moluscos
    3517 palavras | 15 páginas
  • Potfolio de zoologia sistematica e filogenetica
    49988 palavras | 200 páginas
  • Biologia
    36227 palavras | 145 páginas