Resumo de Biofísica

Páginas: 7 (1541 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2014
Resumo Biofísica
Água:
70% da composição do organismo;
Solvente universal, e único solvente do corpo humano;
Alto ponto de fusão, o que é ótimo para evitar o congelamento de estruturas internas do corpo. Alto ponto de vaporização, o qual é oriundo da alta adesão e coesão das moléculas de agua.
Apresenta estrutura angular, próxima a tetraédrica, além de ser uma molécula polar.
Propriedades:A molécula de água apresenta ligações de pontes de hidrogênio, as quais são feitas entre hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e flúor. No entanto nos sistemas biológicos as pontes mais abundantes apresentam ligações com o nitrogênio e o oxigênio.
A molécula de água fará pontes de hidrogênio com aminoácidos (aas), carboidratos e em menor escala com os lipídios, além de ligações com as própriasmoléculas de água.
A capacidade de formar pontes de hidrogênio com a água determina a interação das substancias com a água. São as seguintes interações:
Interações iônicas;
Interações hidrofóbicas;
Interações hidrofílicas;
Interações de Van der Walls.
Água como solvente:
Atua como solvente de solutos polares. Tendo como exemplo a dissociação iônica de um sal em meio aquoso, há a formação de umacamada de hidratação em tornos dos íons, isso quando o solvente é água, quando são outros solventes é camada de solvatação. Ao passar por canais iônicos há a perda de parte da camada de hidratação/solvatação, o mesmo acontece com enzimas e hormônios ao se ligarem aos seus receptores. O processo inverso, de dissolvatação, reside na desorganização das moléculas de água em torno do substrato, emfunção das maiores afinidade do substrato com seu sitio de interação.
Difusão de gases na água:
O N2 é um gás inerte no organismo;
O2 é pouco solúvel em água, para tanto há a associação com o ferro da hemoglobina, a fim de permitir o tráfego plasmático que leva aos tecidos.
CO2 também é pouco solúvel em água, e por ser apolar vai se difundindo pelas membranas celulares, entrando em contato com omeio aquoso. Sob a ação da anidrase carbônica haverá a formação de H3CO2, o qual se dissociará em HCO3-, permitindo a difusão pelo plasma.
PH:
A constante de equilíbrio da água K= [H+] [OH-] \ [H2O] A concentração da água pura é de 55,5 M, logo: 55,5. K= [H+] [OH-] = KW KW é a constante do produto iônico. A constante de equilíbrio da água é 1,8. 10-¹6(dez elevado a menos16). Portanto: 55,5. 1,8. 10-¹6=KW=1.10-¹4(dez elevado a menos 14).
No KW, [H+] = [OH-] [H+]²= 10-¹4 [H+] =10-7(dez elevados a menos sete).
Logo, no equilíbrio: [H+] = [OH-] =10=7
PH= - Log [H+] PARA A ÁGUA PURA PH=7.
Com o deslocamento do equilíbrio da água há a alteração do PH, na qual o aumento da [H+] reduz o PH e o aumento da [OH-] aumenta o PH. Visto que no primeirocaso há a maior associação da água para formação ácida (água protonada) e no segundo caso há maior associação da água para a formação básica, transferindo o H+ da água para a base.

Os ácidos\bases moderados não se dissociam completamente em meio aquoso, permitindo a formação de um equilíbrio que cria um sistema tampão, no qual o PH é constante.
pKa\pKb é o valor de PH em que o ácido\baseestá em equilíbrio de dissociação.
Ka=[H+][A+]\[HA] e Kb=[OH-][B+]\[BOH]
Em solução ácida a adição de equivalentes básicos e sua avaliação é a titulação. Inicialmente em uma mesma [equivalente básica] gera grande variação de PH. Em dado momento essa mesma [ ] vai reduzindo a variação de PH, tendendo a um equilíbrio de dissociação, no qual PH=pKa, formando a zona de tamponamento. Após estazona há novamente o aumento da variação de PH, para uma mesma [ ]. Conforme há ácidos polipróticos, há mais zonas de tamponamento.
Sistema tampão:
Ex: OH H20
Ac. Acético +acetato= par conjugado.
(ac.acético) Hac Ac- (acetato) Não há diferenciação da dissociação do ácido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo e Glossário Biofísica
  • Biofisica
  • Biofisica
  • Biofisica
  • Biofisica
  • biofisica
  • biofisica
  • Biofisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!