Resumo de “ascenso de las letras inglesas”, capítlo 1 do livro “una introducción a la teoria literaria”

933 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

PÓLO DE PIRITIBA

CURSO: LICENCIATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA

E SUAS LITERATURAS

ANTONIOCIRILO DE OLIVEIRA FILHO, CÍCERA SOARES BEZERRA SANTOS, DEISE SILVA SALDANHA,MURILO PEREIRA LEITE, NATANAEL BARBOSA SANTANA, PATRICIA CAVALCANTE DOS SANTOSE ROSANE NASCIMENTO AMORIM

RESUMO DE “ASCENSO DE LAS LETRAS INGLESAS”,

CAPÍTLO 1 DO LIVRO “UNA INTRODUCCIÓN A LA TEORIA LITERARIA”

Piritiba

2012

SAMARA SILVA

RESUMODE “ASCENSO DE LAS LETRAS INGLESAS”,

CAPÍTLO 1 DO LIVRO “UNA INTRODUCCIÓN A LA TEORIA LITERARIA”

Trabalho solicitado pelo professor José Francisco da Silva Filho, dadisciplina Teoria Literária em LE e LM, como avaliação parcial do 2º Semestredo Curso Licenciatura em Língua Espanhola e Suas Literaturas.

Piritiba

2012

RESUMO DE “ASCENSO DE LAS LETRAS INGLESAS”,

CAPÍTLO 1 DO LIVRO “UNA INTRODUCCIÓN A LA TEORIA LITERARIA”

Na Inglaterra do século XVIII, o conceito de literatura era amplo. Abrangiadiversos tipos que atendiam aos anseios da classe governante e elitista, comofilosofia, história, ensaios e cartas. A literatura era uma resposta aosestragos da guerra civil do século anterior, por isso seu conteúdo alimentava oconservadorismo.

Ainda em 1821, Shelley lança o livro Defenceof poetry, no qual poesia passa a ser mais que verso, dando início a umnovo conceito de literatura. Mas é no Século XIX que surge um importanteperíodo para a definição de literatura como a conhecemos: o período romântico.Esse período trouxe uma revolução no conceito literário, pois valorizava a "imaginaçãocriadora", pois a imaginação dava lugar à invenção, rompendo assim com oconservadorismo.

Era a fase da revolução industrial e do início do capitalismo, onde tudoera inovador. A literatura ultrapassa a luta de classes, inclui as massas noseu objetivo e entra no campo politico. Os estilos que passaram a se destacarforam os poemas, os dramas e as novelas. A utilidade da

Relacionados