Resumo De AndersonGestalt Na Pr Tica Clinica

3271 palavras 14 páginas
Gestalt-terapia: fenomenologia na prática clínica

A GT no que se refere a prática clínica, tem a fenomenologia como método e base epistemológica?
A fenomenologia vem criticar o universalismo e o psicologismo, pensamentos estes conferiam o fenômeno humano a uma consciência encapsulada, a uma interioridade entendida como essência.
Deste modo segundo Feijó (2000), o homem é encerrado a leis naturais ocultas ou aparentes, ocultas ao sensível enganador.
O que muda de acordo com o funcionamento natural do mente que é essencial formadora da personalidade é o Self.
A fenomenologia compreende o Real como co-originário da consciência transcendental, num movimento de aprender as coisas, os fenômenos como aparência para uma consciência, reintroduzindo o sensível a partir da redução fenomenológica.
Husserl propõe uma visada ao ser em sua “doação originária”, tal como este se mostra à consciência. Para ele o sentido do ser e do fenômeno não pode ser dissociado, sendo a ideia da consciência transcendental fundamental para a compreensão do exercício do apoché.
A consciência para a fenomenologia é entendida como atos em fluxos, ou seja, como atos intencionais. A consciência para Husserl, é transcendental do mundo empírico, e ao domínio do pensamento (ao psicologismo), sendo a visada do fenômeno entendida como um exercício do co-originalidade consciência-mundo.
Fenomenologia é aquilo que se apresenta ou que se mostra logos-explicação, estudo, a fenomenologia pode ser entendida como ciência que estuda o aparecimento do fenômeno; sendo ele tudo aquilo que aparece.
Uma definição mais complexa e rigorosa do termo é necessária, uma vez que trataremos da visão específica de Husserl sobre a questão.
O que é a fenomenologia de Husserl? Segundo Dartigues(1992), Husserl deu um novo conteúdo para a palavra fenomenologia, bem diferente e inovador, comparando `a filosofia até seus escritos. Como crítica aos pensamentos positivistas, Husserl propõe um método seguro e rigoroso para

Relacionados